Marília

Unimar recebe mais 1,5 mil litros de bebida ilegal para fazer álcool gel

Unimar recebe mais 1,5 mil litros de bebida ilegal para fazer álcool gel

O Projeto Transformando Crime em Cidadania recebeu nesta tarde mais 1,5 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas em operações da Receita Federal e que serão transformados em álcool gel pela Unimar.

O objetivo do projeto é dar destino correto aos produtos contrabandeados produzindo álcool combustível, álcool gel e saneantes para doação à comunidade mariliense.

O docente responsável pelo processo de destilação, Vitor José Miranda das Neves, explica que as bebidas doces passam por fermentação que dura cerca de 48 horas, enquanto as demais vão direto para o destilador.

“O Projeto já tem praticamente quatro anos de bons resultados. Através desta destilação pudemos testar carros com álcool combustível e produzir álcool gel e saniantes que são usados na própria Universidade e entregues à entidades assistencias da cidade”, comenta o docente.

Segundo Ivan Malheiros, delegado adjunto da Receita Federal em Marília, as garrafas de whisky, licor, tequila, vodka, vinho e champanhe foram apreendidas em operações realizadas em rodovias e estabelecimentos comerciais da região formada por 56 municípios.

“Eram mercadorias sem nota fiscal e, pela possibilidade de serem falsificadas, não poderiam ir a leilão. Encontramos nesta parceria um destinamento correto às bebidas”, finaliza Malheiros.

O processo é feito pelos próprios acadêmicos dos cursos de Farmácia e Biomedicina e ainda gera adubos que são utilizados pelos cursos de Ciências Agrárias. Os vasilhames das bebidas são entregues à Cooperativa de Trabalho Cidade Limpa de Marília (Cotracil). “Todas as bebidas nos proporcionam produtos e sub produtos que são reaproveitados”, finaliza Neves.