Saúde

Menores são metade de queimados; Santa Casa lembra dia de prevenção

Chamusca, mascote criado para lembrar dia de prevenção – divulgação
Chamusca, mascote criado para lembrar dia de prevenção – divulgação

Pelo menos 44% dos pacientes com queimaduras são crianças e adolescentes até 15 anos. Foram 43 pessoas em 2014 e, destes, 14 tinham menos de um ano na data da hospitalização. Contados os menores até 18, o público menor de idade atingido por queimaduras chega a quase 50%.

Os dados são da Santa Casa de Marília, hospital que é referência em terapia de queimados e lançou programação para marcar o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, lembrado nacionalmente em 06 de junho.

“É uma oportunidade para reflexão sobre o problema, análise das causas dos acidentes e principalmente, intensa divulgação visando a prevenção”, diz nota divulgada pelo hospital.

A Santa Casa conta com uma UTQ (Unidade de Terapia de Queimados), que recebe pacientes por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado de São Paulo. Em sua maioria, são clientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A estrutura é equipada com cinco leitos para adultos e três pediátricos. Conta ainda com dois leitos de UTI, sendo um para crianças e outro para adultos.

De acordo com dados divulgados pela direção do hospital, de janeiro de 2014 a abril de 2015, foram internados 97 pacientes. Como agentes causadores das queimaduras, predominam os líquidos quentes (café, chá, água, molho de tomate, óleo, calda de doce, forno, entre outros). Também é expressivo o número de acidentes envolvendo álcool e churrasqueiras, ferros elétricos e fios de eletricidade desencapados, além dos fogos de artifício utilizados em comemorações de eventos e festas juninas.

A enfermeira Mey Lanza Chaves explica que o serviço é realizado por meio de equipe multiprofissional. Fazem parte do grupo um cirurgião plástico; um médico responsável pelo paciente adulto e outro pelas crianças e adolescentes;  seis plantonistas; um psiquiatra; um psicólogo; um fisioterapeuta e um terapeuta ocupacional; além de equipe de enfermagem formada por enfermeiros, técnicos e auxiliares (incluindo plantonistas para os períodos noturno e finais de semana).

“Desta forma, a UTQ presta assistência integral e humanizada ao paciente com queimadura até seu completo reestabelecimento, seja por cuidados e curativos diários ou necessidade de enxertia, todos os curativos na fase aguda da dor são feitos com o paciente sob sedação”, disse.

Ainda de acordo com a enfermeira, são utilizados produtos de última geração para diminuir o tempo de internação. O cuidado, ela explica, continua após a alta. “Fazemos contrareferência para Unidade Básica de Saúde, para continuidade no atendimento psicológico, psiquiátrico, fisioterapia ou conforme demanda do paciente”, conta Mey.

PROGRAMAÇÃO

A equipe da UTQ organiza, para o próximo dia 05, um evento visando a informação do público circulante (acompanhantes, pacientes ambulatoriais e familiares) e também demais colaboradores, com a presença do mascote “Chamusca”, criado pela própria equipe da Santa Casa de Marília. Haverá entrega de cartilhas informativas, encontro com jornalistas e oportunidade para que todos tirem dúvidas sobre as queimaduras. Ex-pacientes e familiares também foram convidados a participar.

No dia 06, data nacional de prevenção e luta contra as queimaduras, a equipe da UTQ entregará folders e cartilhas informativas, além de esclarecer dúvidas na rua Nove de Julho, a popular “Ilha da galeria Atenas”, no centro de Marília. O objetivo é sensibilizar a comunidade principalmente em relação ao grande número de crianças vítimas de acidentes que podem ser evitados.