Se o repasse de verbas em Marília/SP aumentou em 2015 – comparativamente a 2014 -, de acordo com a MATRA, por que é que metade dos médicos que atenderiam os mais pobres nem foram chamados, após concurso público? Por que é que os servidores municipais estão em greve, sem reajustes repondo perdas sofridas pela inflação e nem o recebimento de um “gatilho” prometido ano passado? Por que demorou meses, com dezenas de mortes pela dengue, até haver uma prevenção mínima? Queria entender…

Queria entender por que a apreensão de um helicóptero que pertencia a um empresário associado a um político muito graúdo, com 500 (quinhentos) quilos de cocaína – às vésperas da eleição presidencial, de 2014 – não resultou em nada.

Também queria entender por que se fala todo dia, toda hora da Petrobrás (com a multinacional Shell em cima, para ver se cola a privatização) e nada – absolutamente nada – de chamada para a Operação Zelotes. Nesta operação já foram rastreados cinco bilhões de reais que deixaram o país indevidamente – isto é, cinco vezes mais do que o rombo da Petrobrás. 

Na verdade, a Operação Zelotes já apurou que houve evasão de divisas e isso significa que, mancomunados com alguns importantes servidores da Receita Federal, “empresários” enviaram dinheiro para o exterior sem pagar os tributos necessários. Se aplicassem o dinheiro em qualquer fundo de rendimento brasileiro, teriam lucros muito maiores do que no exterior e, se não o fazem, é porque querem burlar a tributação que incide sobre qualquer trabalhador de suas próprias empresas. 

No geral, estima-se que 700 bilhões de reais pularam pra fora do barco, sem deixar rastro na arrecadação ou no rastro da sonegação. Ou seja, sonegação é um baita crime de lesa sociedade. Alcapone, o maior bandoleiro dos EUA nos anos 1930, morreu na famosa prisão de Alcatraz exatamente por sonegação (nunca foi condenado por outros crimes).

Outra coisa que não entendo é porque um sujeito vai preso por furtar dois quilos de carne de bife e, depois de solto, ganhou uma “caixinha” dos policiais para abastecer a geladeira com carnes, verduras, frutas e leite (para o filho pequeno). Outro foi preso porque furtou 27 reais de um vendedor de ovos. 

Também teve a história de uma barra de chocolate subtraída que chegou ao STF – a mais alta corte judiciária brasileira. O fato de esses casos chegarem ao Supremo já é muito atravessada; porém, mais confuso me parece o juiz que determina tais prisões. A lei é clara quanto aos casos de “crime famélico” (crimes cometidos para saciar a forme) e se há punição é porque o próprio ato judiciário é ilegal e ilegítimo – pois, não há crime se houver furto para matar a fome e não morrer de inanição.

Queria entender porque não se abre a caixa-preta Judiciário e das sete famílias que controlam os maiores veículos de comunicação de massa no Brasil. Outro tema que necessito de imediata compreensão é sobre a militarização das polícias: as nossas são treinadas com as mais letais técnicas de combate, sem que se admita que estamos em guerra civil. Também ajudaria saber o porquê do maior contingente do exército brasileiro permanecer estacionado em Santa Maria (RS) e não ser reposicionado na Amazônia Legal – a fronteira verde por onde entra todo tipo de porcaria, bem como saem os recursos roubados do país.

Queria muito, demais, entender porque os milhares de professores temporários da Rede Pública de Ensino, de São Paulo, têm de ficar um ano ou mais sem aula após o mísero contrato de trabalho escravo ser firmado. Penso que ajudaria muito – inclusive para por fim à greve que já passou de dois meses – se os salários fossem corrigidos (ao menos) pela inflação corrosiva e se houvesse concurso de efetivação dos precarizados docentes.

Helicóptero não paga IPVA, igreja e pastor não pagam INSS, os 200 mil maiores contribuintes não têm taxação sobre transferência de grandes fortunas (6 bi de reais a/a) – porque, segundo o Ministro Levy (Fazenda), seria inócuo. Ora, é o mesmo valor que foi retirado do seguro-desemprego. Então, não está claro o motivo disso tudo? Mas, eu ainda queria entender.

Por fim, ficaria radiante se soubesse o porquê dos democratas, republicanos, socialistas (comunistas), os movimentos sociais populares, as esquerdas e os que têm bom senso (não os golpistas e oportunistas), ficam a mercê das manobras da mídia global e do esquecimento do povo. Lemos porcarias como essas todos os dias, mas pouco fazemos.