Economia

Receita paga restituição a 9.695 contribuições na região

Receita paga restituição a 9.695 contribuições na região

Os 56 municípios atendidos pela Delegacia da Receita Federal na região de Marília terão 9.695 declarações com restituição de imposto de renda no primeiro lote, a ser divulgado na segunda-feira. A consulta estará aberta a partir de 9h e deve ser feita por computador.

O contribuinte que estiver neste lote verá uma mensagem dizendo que o pagamento será feito no dia 16 de junho, no Banco e Agência informados quando da elaboração da Declaração.

Terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos e os portadores de deficiência física ou mental. Também serão priorizadas as restituições pela ordem de entrega das DIRPF 2014.

O total restituído será de  R$ 11.149.911,60. A correção será de 1,99%, relativa à taxa Selic acumulada do período de maio e junho. A quantidade de contribuintes beneficiados e o valor restituído são superiores aos de 2014: 8.985 e R$ 9.546.710,76, respectivamente.

Se por algum motivo não ocorrer o crédito da restituição, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. 

Os valores das restituições não creditadas ficam disponíveis para resgate na rede bancária por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse período, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.

Após enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física à Receita Federal, o contribuinte precisa ficar atento. Muitas declarações ficam retidas em malha por conterem informações incorretas ou incompletas.

Na maior parte dos casos, o próprio contribuinte consegue regularizar a situação de sua declaração, apresentando uma retificadora. Por isso, é importante acompanhar o processamento da declaração.

O acompanhamento da declaração pode ser feito pela Internet e também por meio de tablets e smartphones.

Na Internet, o Extrato da DIRPF está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, o e-CAC. Para acessá-lo, é necessário possuir certificado digital ou código de acesso. Clique aqui e veja como gerar o código de acesso. Um passo-a-passo ensina como acessar o Extrato da DIRPF.

Já para fazer o acompanhamento via dispositivos móveis, antes de mais nada, é preciso cadastrar o dispositivo no e-CAC. Uma vez logado no e-CAC, escolha a opção “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, “Cadastro de Dispositivos Móveis”. Cadastre um novo dispositivo criando um nome e uma palavra-chave e definindo a data de expiração do serviço.

Instale o aplicativo IRPF, disponível para Android e iOS, no seu tablet ou smartphone. A seguir, acione o serviço “Acompanhar Declaração”. Agora, é só informar o seu CPF e ativar o acompanhamento confirmando o nome e a palavra-chave que você criou no e-CAC.

Você pode autorizar que mais de um dispositivo móvel acesse as informações do seu CPF e também que um mesmo aparelho acesse as informações de mais de um CPF. O cancelamento do serviço, a alteração do nome do aparelho e a modificação da palavra-chave devem ser solicitados via e-CAC.

Aviso de restituição

Também é possível cadastrar um número de telefone celular e receber gratuitamente uma mensagem SMS assim que a restituição do Imposto de Renda, referente a qualquer exercício a partir de 2008, for disponibilizada para resgate.