O corpo é meu, as tatuagens são minhas, as escolhas são minhas e ninguém tem nada a ver com isto!!
“Preconceito, é um pré-conceito, é a formulação de um conceito antes do conhecimento dos fatos. (…)
Encarada como um grande tabu, tatuagem ainda é um assunto que divide opiniões, gera estigmas e até preconceitos. Não é só um ‘tabu’, ainda é uma fonte de “julgamentos”. Apenas uma pequena parcela de nossa sociedade mostra aceitação, ainda temos muita hipocrisia e reflexões a serem superadas.
Felizmente a tatuagem saiu de seu próprio gueto tem muito tempo, mas está longe de ser aceita como “normal” e não ser um empecilho por exemplo na hora de buscar emprego; embora a constituição garanta o direito ao candidato de ir a um processo seletivo tendo suas tatuagens, na prática a realidade ainda é outra..
O mercado de trabalho flexibilizou; novas carreiras, mais despojadas que exigem criatividade, inovação e, principalmente, aceitação permitem que alguns profissionais possam até fazer entrevistas com suas tatuagens à mostra. Mas essa não é a regra, ainda.
Não importa qual a tatuagem a pessoa tenha, só saberemos quem ela é se procurarmos conhecê-la melhor …pare e pense, será que não há ninguém que tenha tatuagem e você simplesmente adora essa pessoa? honestas e trabalhadoras, bons pais, mães, filhos ou filhas…Tantos por aí tem o corpo “limpo”, mas a mente suja…
A tatuagem passou quase todo o século XX sofrendo com o preconceito ancestral herdado desde a Idade Média, mas graças ao culto à personalidade criado pela mídia para poder falar sobre cantores, atores e diversas personalidades notórias, a tatuagem começou a ser vista também como uma forma de expressão artística.
A tatuagem firma-se cada vez mais como expressão cultural e arte e vai perdendo a marginalização a que foi submetida por anos..
A tatuagem não encontra mais barreira de idade, sexo ou profissão. Homens e mulheres, jovens e adultos, professores e dentistas, todos podem ter uma tatuagem. Essa arte sobre a pele está mais democrática.
Os estúdios de tatuagem multiplicam-se graças a uma onda crescente e insaciável de jovens e adultos que aderem à tatuagem como forma de expressão e homenagem.
Rebeldia, modismo, arte cultural, expressão individual…lembre-se antes de expressar ao mundo toda sua personalidade atraves da tattoo você muito provavelmente enfrentará o bom e velho preconceito.
E você ? já sofreu algum tipo de preconceito?