Estudos Antigos e Medievais

O VI Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais (CIEAM) – Discursos, identidades, sexualidades, ocorreu nesta semana no campus de Assis, da Universidade Estadual Paulista. Encerrou-se tendo registrado ampla e variada participação de especialistas, nacionais e estrangeiros, de estudantes e professores, além das habituais atividades acadêmicas igualmente diversificadas, distribuídas em cursos, palestras, debates, difusão de livros, publicações e as comunicações de pesquisas recentes. O evento celebrou, ainda os trinta anos de regularidade em ações de formação profissional e atuação pedagógica desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM) do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

 

Iniciação ao estudo da História

 

A nucleação de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, docentes, pesquisadores, jovens profissionais e estudiosos em torno de uma pauta de temas, debates, autores, documentos e períodos da milenar e rica experiência humana na África, Ásia e Europa, é oportunidade única na formação de arqueólogos, arquitetos, antropólogos, filósofos, historiadores, linguistas e das artes em geral. Na prática, as disciplinas de História Antiga e de História Medieval representam a verdadeira porta de entrada e a iniciação técnica e profissional dos alunos que anualmente ingressam no curso de História. Nestas disciplinas os estudantes encontram caminhos de aprendizagem e o significado da erudição, da diversidade de fontes e da documentação histórica, da leitura crítica da historiografia, dos diálogos multi e interdisciplinares, de idiomas, combinando inúmeras áreas do conhecimento.

 

Atuação profissional

 

O desenvolvimento de estudos sobre a Antiguidade e a História Medieval têm sido a opção intelectual e o campo de atuação profissional de inúmeros estudantes de História. A continuidade dos encontros e de atividades acadêmicas e de difusão científica e cultural promovidas pelo NEAM, na UNESP e fora dela, possibilita a formação e a valorização dos profissionais pelo desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, Extensão Universitária, pesquisas na Pós-Graduação, ações educativas e a formação continuada em serviço e nos locais de trabalho, como escolas e museus. Esta perseverança, seriedade e qualidade dos encontros e dos Ciclos Internacionais de Estudos Antigos e Medievais contribuem também para a posição de Excelência acadêmica que o Programa de Pós-Graduação “História e Sociedade” desfruta em avaliações institucionais da Universidade e junto a agências externas de fomento. Foi o reconhecimento público do valor e do alcance institucional, científico e cultural do VI CIEAM que possibilitou a realização desta semana de trabalho, intercâmbio e convívio pessoal no campus da UNESP em Assis.