Policiais Militares de Marília participaram nesta terça-feira (23) de um curso para conhecer e testar o sistema operacional que será utilizado na central de videomonitoramento a ser implantado com uso de pelo menos 12 câmeras na cidade. Durante quatro horas policiais do 9º Batalhão da PM conheceram as ferramentas do sistema.
“A Polícia Militar já o utiliza na capital paulista e ele permite uma integração multi-sites, ou seja, consegue agregar vários ambientes (imagens de rodovias, de áreas urbanas, entre outras) numa mesma central de monitoramento”, destacou Marcel Minotelli, diretor técnico da empresa Sillis, responsável pelo sistema e treinamento.
O próximo passo será uma operação assistida, com duração de um mês, em que os policiais militares poderão esclarecer dúvidas com os técnicos da empresa.
Segundo o 1º tenente da Polícia Militar em Marília, Rolando Gago Júnior, que coordena os trabalhos de treinamento dos militares, a nova tecnologia será fundamental para o policiamento do município.
O projeto da central de videomonitoramento é uma parceria entre Prefeitura de Marília e o Governo do Estado.A central de videomonitoramento fica no piso térreo da Prefeitura. As câmeras estão instaladas em cruzamentos e pontos considerados estratégicos da cidade, como avenidas Sampaio Vidal, Tiradentes e Castro Alves, entre outras.