A Universidade de Marília (Unimar) segue batalhando e desenvolvendo ações com o objetivo de propagar o ensino da Língua Brasileira de Sinais em cumprimento a Lei de Acessibilidade.
Nesta semana, cerca de cem pessoas completaram o curso básico de Libras oferecido gratuitamente pela Instituição à colaboradores e à comunidade da cidade e região. Para o segundo semestre, além do primeiro nível do curso, a Universidade irá oferecer ensinamento avançado aos formados.
De acordo com a coordenadora curso, a docente Célia Pavarini, as atividades já atingem e capacitam pessoas de diversos segmentos. “Há algum tempo nossos alunos e colaboradores possuem acesso ao ensino da Língua, porém em 2015 a Universidade inovou e passou a oferecer gratuitamente a formação a pessoas da comunidade”, explica.
Nesta semana, além da formatura das turmas C e D de colaboradores, foi realizada a entrega de certificado para pessoas da sociedade que formaram as turmas A e B.
“Todas as aulas são demonstrativas principalmente porque Libras é uma língua gestual, com estrutura gramatical própria e independente da Língua Portuguesa. Sua dinâmica acontece na interação entre professor e alunos e entre os próprios estudantes. O nosso objetivo é que cada vez mais marilienses tenham capacidade de comunicação com os surdos, principalmente para incluí-lo em todas as camadas sociais, vencendo qualquer barreira”, comenta.
Para a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, é de suma importancia que a Universidade de Marília faça parte do processo de preparação da sociedade e inclusão do surdo. Na Instituição já são aproximadamente 100 colaboradores capacitados.
“Estamos desenvolvendo o processo por etapas preparando os alunos, colaboradores e agora a comunidade. Os resultados são muito gratificantes e queremos que o acesso seja ainda maior”, acrescenta.
A colaboradora da Universidade Ângela Luciano da Silva Oliveira participou de uma das primeiras turmas de Libras e já viveu situações interessantes depois disso.
“Nas aulas fomos orientados a ter atitude e em uma ocasião, quando avistei duas pessoas conversando por sinais, me apresentei e fui compreendidas por eles. Esta experiência foi gratificante e hoje eu sei como valeu a pena participar do curso”, conclui.
Qualquer cidadão poderá participar e aprender Libras. Basta ter disponibilidade de frequentar semanalmente às aulas que serão ministradas às segundas (Turma C) e terças-feiras (Turma D) às 19h23 no Bloco 11 da Universidade, com início em 10 e 11 de agosto.
As inscrições devem ser feitas até o dia 7 do mesmo mês através do email extensã[email protected] contendo, além dos dados pessoais, a dia de preferência.