Marília

CRISE - Defeito para lavanderia no HC e cria despesa extra

Caminhão de lavanderia deixa Famema com sacos de roupa suja
Caminhão de lavanderia deixa Famema com sacos de roupa suja

Em meio à sua maior crise financeira, o Complexo Famema contratou nesta sexta-feira uma empresa terceirizada para fazer os serviços de lavanderia do Hospital das Clínicas, que acumula montanha de roupas de cama e uso profissional.

Segundo a direção do complexo, a medida é pontual e foi tomada por causa de equipamentos quebrados. Assim que seja feito o reparo a terceirização deve terminar. A saída do material para serviço exigiu transporte em caminhão, com dezenas de sacos de roupas.

O contrato não foi divulgado. A terceirização só foi descoberta por funcionários hoje quando o caminhão da lavanderia contratada encostou na porta do hospital e passou a recolher os sacos de roupas sujas.

“Os equipamentos da Lavanderia são antigos e, por conta disso, quebram com maior frequência. Nesta semana, um dos equipamentos quebrou. A terceirização no processamento de lavagem de roupas sujas foi necessária até que o equipamento seja consertado, o que já foi providenciado. Trata-se de uma ação pontual”, informou a instituição.

Mas a falta de funcionários, material e equipamentos para a limpeza já havia sido denunciada em, pelo menos duas ocasiões: um documento de estudantes e protesto de funcionários. A terceirização escancara mais uma faceta da crise. 

A medida acontece um dia depois de os trabalhadores protestarem com anúncio de greve por falta de reajuste e condições de trabalho. A greve está convocada para o dia 13 de julho.