Polícia

Protesto defende PM acusado de atirar em suspeitos caídos

Motociclistas protestam em frente à Corregedoria da PM
Motociclistas protestam em frente à Corregedoria da PM

Grupos de manifestantes com motos fazem na tarde desta sexta-feira um protesto em frente ao prédio da Corregedoria da Polícia Militar em São Paulo em defesa de um policial da Rocam que foi flagrado em vídeo disparando contra suspeitos já caídos no chão. Os motociclistas foram também à porta de emissoras de TV que acompanharam a perseguição.

O policial foi acompanhado por helicópteros de redes de TV durante perseguição a suspeitos em uma moto. As imagens mostram quando um dos suspeitos atirou um capacete contra o policial, que reagiu com disparos.

Uma outra imagem indica que os adolescentes caíram com a moto e o policial teria feito ainda novos disparos. O PM, um cabo, chegou a ser preso mas foi liberado na quinta-feira e vai responder a procedimento da corregedoria.

A manifestação na tarde desta sexta reuniu motociclistas de diferentes grupos e perfis, inclusive clubes de motos uniformizados. Eles foram demonstrar apoio pela repressão ao roubo de motos. Em muitos casos os motociclistas são baleados por duplas para os assaltos.

Imagens com a chegada dos motociclistas e as centenas de motos paradas em frente à corregedoria foram distribuídas pelas redes sociais usadas por policiais, sem qualquer comentário ou defesa do cabo. Apenas mensagem curta: “nesse momento. mais de 1000 pessoas com motos em frente a Correg. Manifestação a favor do cabo”.

A atitude do policial já provocou enxurrada de manifestações a favor e contra o PM nas redes sociais, inclusive com participação de políticos em vídeos sobre os disparos.

Imagens da Rede Bandeirantes mostram a perseguição, o momento em que um dos adolescentes atira capacete contra o policial e logo depois a moto some embaixo de um telhado por alguns segundo enquanto o helicóptero faz a volta. Logo depois é possível ver quando o policial atira, deixa sua moto e vai verificar os dois suspeitos.


Reprodução de imagem da TV mostra policial atirando após perseguição