Políticas públicas, universidade pública

Há vinte anos a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp – iniciava o fecundo esforço de aproximação entre o sistema paulista de ciência e tecnologia e as demandas sociais. O objetivo principal era que a geração e a transferência de conhecimento para atender necessidades sociais e subsidiar as ações governamentais ganhassem fluidez e agilidade. A elaboração de diagnósticos e a formulação de soluções efetivas e de relevância social caminhando juntas.

O sucesso desta estratégia revelou-se ao longo destes vinte anos, como atestam o número e a qualidade dos projetos desenvolvidos pelos pesquisadores em universidades públicas, nas diferentes disciplinas e no diálogo interdisciplinar. Inúmeras secretarias estaduais e municipais, prefeituras, empresas públicas e privadas, escolas, organizações não-governamentais, fundações, converteram-se em instituições corresponsáveis e parceiras em projeto voltados para as melhorias das políticas públicas.

 

Ensino e pesquisa

As universidades, públicas em sua maioria, incumbiram-se da tarefa de, mediante o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, reunir e tornar acessíveis subsídios para políticas públicas em educação, saúde, meio ambiente, cultura, transportes, saneamento, emprego, habitação e segurança, entre outras. O planejamento, a qualidades e a aplicabilidade na gestão pública também são benefícios observados nestas duas décadas.

O acesso ao conhecimento atualizado, informações fundamentadas e organizadas, indicadores sociais precisos e minuciosos abrem caminho para que os interesses da cidadania, da transparência administrativa e da avaliação sistemática de metas e de resultados ocupem espaço crescente no cotidiano nas diferentes esferas de governo: União, estados e municípios. A área com maior demanda e a mais beneficiada com as ações foi a educação, principalmente, o trabalho pedagógico realizado na rede pública de ensino no Estado de São Paulo.

 

Os museus na região de Assis

Em 2008, o Departamento de História da Universidade Estadual Paulista, em Assis, desenvolveu projeto de pesquisa em políticas públicas que resultou na avaliação do patrimônio cultural, ambiental e industrial, em geral, e dos museus nesta região, em particular. Onze entidades foram visitadas e tiveram examinadas as condições de seus acervos, exposições, infraestrutura, equipe técnica e potenciais de expansão futura. O destaque foi para as possibilidades de aprimoramento da ação educativa, a partir do patrimônio museológico nos museus existentes em quatro municípios.

O patrimônio museológico identificado em Assis, Iepê, Paraguaçu Paulista e Pedrinhas Paulista, reúne condições suficientes para tornar-se vetor de desenvolvimento regional, inclusão social, qualificação da cidadania e da melhoria da qualidade de ensino nas suas escolas públicas.

Os resultados obtidos na pesquisa são o ponto de partida para a formulação de políticas públicas que apontem nesta direção. As condições existem e aguardam iniciativas na gestão de cultura. Turismo, comércio, hotelaria e gastronomia podem ser igualmente beneficiados.