Marília

Unimar abre turmas gratuitas de Libras

Unimar abre turmas gratuitas de Libras

Estão abertas as inscrições para turmas gratuitas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) oferecidas pela Unimar (Universidade de Marília), que tem desenvolvido série de ações para divulgar conhecimento da linguagem em cumprimento a Lei de Acessibilidade.

As atividades já atingem e capacitam, além de alunos e colaboradores,  pessoas de diversos segmentos da comunidade e oferecem para o segundo semestras vagas em nível 1 e 2 de conhecimentos..

De acordo com a coordenadora curso, a docente Célia Pavarini, qualquer cidadão poderá participar e aprender Libras. Basta ter disponibilidade de frequentar semanalmente às aulas que serão ministradas às segundas (Nível 1) e às terças-feiras (Número 2) às 19h30 no Bloco 11 da Universidade.

“O nosso objetivo é que cada vez mais marilienses tenham capacidade de comunicação com os surdos, principalmente para incluí-lo em todas as camadas sociais, vencendo qualquer barreira”, explica. Os interessados que frequentarem o curso têm formação prevista para o fim de 2015.

As inscrições para a Turma de Libras para a Comunidade deverão ser feitas na secretaria geral da Universidade ou pelo site www.unimar.br/libras até o dia 07/08, já que as aulas terão início nos dias 10 e 11, respectivamente Nível 1 e Nível 2.

“Todas as aulas são demonstrativas principalmente porque Libras é uma língua gestual, com estrutura gramatical própria e independente da Língua Portuguesa. Sua dinâmica acontece na interação entre professor e alunos e entre os próprios estudantes”, comenta.

Ao todo mais de cem colaboradores e 80 cidadãos já foram formados nas primeiras turmas do curso que é oferecido gratuitamente.

Participando de perto dos projetos, a Pró-Reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva ressaltou a importância na inclusão do surdo e principalmente a iniciativa da Universidade.

“Estamos desenvolvendo o processo por etapas preparando os alunos, colaboradores e em seguida a comunidade. Os resultados são muito gratificantes”, finaliza.