O projeto Amor no Cabide, que transforma a doação de roupas para famílias de baixa renda em uma experiência inovadora, teve sua primeira edição neste domingo e surpreendeu em volume de arrecadação de peças e entrega a moradores em condição de rua.
Com o sucesso, os organizadores já anunciam novas edições do evento. Uma das propostas e levar o evento para praças nos bairros e promover ações diferenciadas de acordo com as necessidades, como distribui roupas conforme estação e temperatura do ano.
Foram 2.200 peças coletadas entre roupas e acessórios para homens, mulheres e crianças. Até meio-dia pelo menos cem pessoas já haviam passado pelo ponto de distribuição,m na praça ao lado da Emdurb.
Além das roupas, o programa oferece atenção, carinho no atendimento e um café da manhã. O Amor no Cabide entrega as peças com experiência de compras. Cada beneficiário pode vistoriar todas as peças e escolher a que mais agrada.
A campanha de arrecadação contou com pelo menos 12 postos de coleta. Muitos voluntários revezaram-se no atendimento entre 9h e 13h orientados pelo mesmo foco: dar aos moradores de rua padrão de atendimento de lojas em atenção e respeito.
“Foi muito melhor do que a gente esperava. A arrecadação surpreendeu. Vai sobrar, agora vamos fazer uma reunião para falar sobre o próximo encontro. Nossa idéia é fazer mais eventos”, explica Raquel Brabo, uma das organizadoras.
Ela conta que o grupo conheceu a proposta pelas redes sociais. O projeto Amor no Cabide foi lançado em Porto Alegre. A experiência de Marília aproveita esta criação e outras iniciativas, como a Street Store, um projeto social de São Paulo. “A gente mesclou. A gente teve a brilhante idéia de reproduzir, de copiar uma boa iniciativa.”