Voluntários do grupo Amigos do Bar fizeram na tarde desta quinta-feira a segunda sessão de um projeto que vai levar sessões de cinema a lares e asilo para idosos, a primeira a ser feita na Casa do Caminho. Um grupo de aproximadamente 20 internos acompanhou a exibição de um filme de Mazzaropi, com direito a pipoca doce, salgada e goma.
O projeto usa acervo de imagens cedidas pelo Clube de Cinema, projetores emprestados ou alugados em cada sessão e alimentos comprados pelos voluntários.
E o público reage com muito entusiasmo. Alguns idosos quiseram se arrumar, chegam de chapéu e aproveitaram cada momento com muito bom humor.
Três voluntários do grupo participaram da organização e montagem da estrutura, com suporte da equipe de atendimento da Casa do Caminho, uma entidade sem fins lucrativos que atende homens e mulheres em sistema de abrigo e cuidado permanente.
O projeto começou com uma exibição no Lar São Vicente de Paula e a ideia é levar a outras instituições, mas o trabalho esbarra na falta de estrutura. O aluguel dos equipamentos para projetar os vídeos é caro, as sessões dependem de empréstimo ou arrecadação.