
Auxiliar no aumento das vendas, com dicas desde a fachada até estoque e composições de kits é um dos objetivos da cartilha Venda Melhor – Dia dos Pais, uma publicação do Sebrae para orientar lojistas.
A cartilha concentra orientações para que o lojista tome alguns cuidados como: não estocar itens demais; equilibrar o estoque para não perder oportunidades de venda ou ficar com produtos encalhados, fazer um mix de produto e serviços, fazer promoções e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao comerciante.
“Eventos sazonais são ótimos momentos para o empreendedor divulgar seus produtos e serviços de forma mais incisiva. Assim como as outras datas, o Dia dos Pais traz desafios e oportunidades para o varejo”, afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
A cartilha lembra a importância de se investir no aperfeiçoamento do pessoal de atendimento e prepará-los para atender diferentes públicos. Normalmente, em datas especiais, quem compra não é quem usa.
É necessário que o vendedor tenha argumentos de vendas diferentes e saiba dar explicações detalhadas quanto à forma de uso dos produtos. Já com relação ao ponto de venda, a cartilha orienta o empresário para checar se há necessidade de instalar mais máquinas de cartões de crédito e débito, bem como linhas telefônicas. Outra sugestão é a criação do dia da troca: trata-se de uma ótima oportunidade para vender mais e cadastrar novos clientes.
O material está disponível AQUI mas é preciso se cadastrar no site ou ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP e retirar a versão impressa.
Passos para vender mais e melhor
– Abordagem ao cliente: A parte crítica da venda são os primeiros 30 segundos. O vendedor deve seguir três passos: O primeiro é se apresentar ao cliente e cumprimenta-lo pelo nome. O segundo é deixar o possível comprador à vontade e o terceiro é estar atento caso seja chamado para auxiliar na compra.
– Apresentar e demonstrar o produto: Neste ponto da venda, o importante é fazer o cliente participar da apresentação. Faça-o pegar o produto, manuseá-lo e experimentá-lo. É fundamental ir conquistando pequenas concordâncias do cliente. No final, com tantas concordâncias, ficará difícil para o cliente fugir do tão esperado sim.
– Preço e valor: Os clientes buscam o menor preço, no entanto o vendedor nunca deve falar de valores no início da conversa. Antes de tudo é preciso apresentar os benefícios do produto.
– Fechar uma venda: Algumas perguntas como: “Quando eu vou receber a mercadoria?” ou “Quando devo pagar?” são formas de compromissos. Quando isto acontecer, o vendedor deve fechar a venda rapidamente.