O DIREITO HUMANO À SAÚDE ABORDADO PELA OPAS: ANÁLISE DO INFORME “SAÚDE NAS AMÉRICAS – 2012”
O maior órgão internacional que trabalha com os aspectos da saúde, na sua forma mais ampla, é a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, existe uma agência da OMS especializada para questões da América, onde se incluiu o Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), um órgão especializado do sistema americano de saúde que atua como agência regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas.
A OPAS realiza publicações sobre a situação da saúde nos vários cenários da América e sobre suas atuações. Este trabalho se propôs analisar a abordagem do direito humano à saúde pela OPAS, analisando-se o texto de uma publicação do órgão, “Saúde nas Américas” – 2012.
A análise deste informe nos permitiu observar que a OPAS apresenta um conceito atual de saúde, muito semelhante à definição presente na Carta de Ottawa de 1966. Foi possível observar na narrativa do informe este imbricado entre saúde, educação, democracia, direitos humanos que, por sua vez, estão intimamente interligados.
Também se deixa claro no informe que os modelos econômicos vão ter uma influência decisiva no estudo, tais como o neoliberalismo como fator prejudicial ao desenvolvimento local. A OPAS deixa clara a importância da influência dos EUA nos países das Américas. Aborda-se a luta contra a pobreza como agenda social.
Como nem todos os países que a OPAS abrange têm o mesmo nível de desenvolvimento político e socioeconômico observou-se panorama epidemiológico com distintos avanços. No informe, o Brasil apareceu com um sistema de saúde universal, porém, a implantação de políticas públicas fundamentadas possibilitaria avanços no direito humano à saúde.
Amanda de Oliveira Ravazzi – Acadêmica do curso de medicina da Universidade de Marília. Bolsista PIBIC/CNPq.
Prof. Dr. Heron Fernando de Souza Gonzaga – Docente, orientador e coordenador do curso de medicina da Universidade de Marília.
Prof. Dra. Maria Augusta Jorge – profa. Dra. Thereza Laís Menegucci Zutin- Docentes colaboradores
Financiamento – CNPq-PIBIC