O vereador Jota Silva (PSB), de Campinas, protocolou na Câmara daquela cidade projeto para lembrar 8 de julho como o dia Gol da Alemanha, que segundo ele será uma forma de não esquecer a tragédia para o futebol brasileiro.
A data marca a derrota da seleção brasileira para a alemã por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo do ano passado. Radialista, Jota Silva usava o bordão “gol da Alemanha” para definir diferentes notícias ruins mas nega que o projeto tenha qualquer objetivo de divulgar sua imagem ou seu programa.
“Considero pior que o Maracanazzo (derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 50). Por 60 dias depois as pessoas ainda brincavam com isso “, justificou o vereador.
Para o vereador, será uma data de reflexão sobre o esporte no país. Ele nega que o objetivo seja criar mais motivo de piadas ou execração da seleção. “Não é para comemorar ou para fazer piadas, é para reflexão.”
Segundo ele, a ideia é que em todo o dia 8 de julho sejam realizados debates com a participação da crônica esportiva campineira, dirigentes e ex-jogadores para discutir a gestão e do futebol.
O vereador destacou em entrevistas que além da crise provocada pela derrota, o futebol vive momentos preocupantes, como os clubes do interior que já tiveram projeção nacional hoje estão praticamente falidos e afastados das grandes competições, caso do Guarani, daquela cidade. “A expectativa é que isso aconteça em outras cidades, finalizou”.