A fé e a caminhada

“Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai Celestial vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se não perdoardes, também vosso Pai Celestial não vos perdoará as vossas ofensas”. (Marcos 11, 24-26). “Crer que mesmo que tudo tenha aparência contrária. Jesus fará o que promete em sua Palavra. “Fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem”. (Hebreus 11.1) “A fé precisa ser exercitada. Isto ocorre nas lutas, quando usamos as armas da Palavra de Deus e da oração. Quando nos fortalecemos no Poder do Senhor, e ainda pela nossa perseverança. (Hebreus 4.12; Colossenses 4.12)”.  Estas passagens bíblicas são pequenas amostras da importância da fé para o ser humano.

É certo que, no bom sentido, a confiança nas próprias forças torna-nos capazes de realizar coisas materiais que não podemos fazer quando duvidamos de nós mesmos. Sem a fé em algo muito maior do que o nosso plano, torna-se difícil a missão.

Cada ser humano é livre para crer e acreditar naquilo e em quem quiser: Deus, Allah, Shadday, Jehovah ou Jeová. Cristianismo, islamismo, evangélico, umbandismo, budismo. Não importa.

As provações que a fé transporta são as dificuldades, as resistências, a má vontade, a preguiça, a inveja, enfim, sobrariam substantivos e adjetivos para qualificar e quantificar tais “pedras em nossos caminhos”.

Os preconceitos da rotina, a preguiça, a desídia, a intolerância, o orgulho, o interesse material, o egoísmo, a cegueira do fanatismo, as paixões orgulhosas, são outras tantas provações que atravancam o caminho dos que trabalham para o nosso progresso e daqueles que nos circundam.

A fé robusta confere a perseverança, a energia e os recursos necessários para a vitória sobre os obstáculos, tanto nas pequenas quanto nas grandes coisas, que se deposita na realização de determinada coisa, a certeza de atingir um objetivo.

A meia fé ou a fé vacilante produz a incerteza, a hesitação, de que se aproveitam os adversários que devemos combater; ela nem sequer procura os meios de vencer, porque não crê na possibilidade de vitória.

Resumidamente: a fé é o combustível da alma. Confere a paciência que sabe esperar, porque estando apoiada na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao fim.

Certa feita disse Allan Kardec: “A fé insegura sente a sua própria fraqueza, e quando estimulada pelo interesse torna-se furiosa e acredita poder suprir a força com a violência. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança, enquanto a violência, pelo contrário, é prova de fraqueza e de falta de confiança em si mesmo”.

Aquele que a possui deposita a sua confiança no seu deus, mais do que em si mesmo, tem um estoque infinito do combustível da vida. Pois sabe que, simples instrumento da vontade do seu deus, nada pode sem Ele.

Essa a razão porque Jesus disse aos seus apóstolos: “Se não conseguistes curar, foi por causa de vossa pouca fé”.

Pratique a sua fé nessa caminhada.