Economia

Palestra lista cinco passos para iniciar empreendedores

Palestra com Helô Palácio apresentou informações sobrer start ups e negócios – Divulgação
Palestra com Helô Palácio apresentou informações sobrer start ups e negócios – Divulgação

Estudantes de ensino técnico de Marília receberam na noite desta segunda-feira dicas de planejamento, lições com histórias de sucesso e cinco passos para empreendedores iniciantes, especialmente no mundo das start ups – modelo de negócios que começam pequenos podem virar grandes conglomerados a partir de ideias inovadoras –.

As informações estavam em palestra de uma gestora que virou um dos símbolos do movimento start up na região, Heloísa Palácio, cofundadora da It Krow – uma rede virtual de currículos e profissionais -, professora na área de marketing e consultora com quase 75 mil seguidores na internet.

Helô Palácio, como é conhecida, falou de sua experiência com a própria empresa, contou detalhes de opções, formação e aprendizado pessoal e orientou os alunos a buscarem inovações, inciativas e mostrar dedicação.

Mas o ponto alto foi mesmo a lista dos cinco passos para os futuros empreendedores.

1 – Apaixone-se pela mudança.
“O mundo está mudando sempre, novas formas de pensar, de fazer. Abra a cabeça, aceite a mudança e acredite em ideias e projetos que sejam esta mudança”, diz a consultora.

2 – Saiba aonde você quer chegar.
“Há um ditado, quem não sabe aonde vai não escolhe caminho. É importante saber aonde você quer chegar, o que pretende construir e ir reformular caminho quando atinge objetivos”, explica.

3 – Coma açaí.
“Eu sou viciada em açaí, mas aqui é mais um uso de figura, do poder motivacional, de impulsionar sua atuação. É importante que você dê liberdade para sua energia.”

4 – Tome banho
“Mais um uso de figura. Por que o banho? Porque é um momento para relaxar, processar ideias, articular informações. O processo criativo vem sendo estudado, é importante às vezes mudar o foco, relaxar.”

5 – Não aceite não.
“Fomos educados, nossa cultura nos prepara para o não. Se alguém fez, você consegue fazer, e se ninguém fez, melhor: você será o primeiro.”

Destinado aos estudantes dos Cursos Técnicos da Etec Antonio Devisate o evento busca construir relações entre geradores e usuários de conhecimento, como parte importante das ações de educação empreendedora que estimula a criatividade.

Para esta edição, foram convidados também Cássio Luiz Pinto Júnior, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, além da Profª. Larissa Chadi e Silva, coordenadora da Classe Descentralizada Monsenhor Bicudo e o Professor Fábio Henrique Zanella Moura, Coordenador Regional da Agência Inova Paula Souza.