O Dia D de Vacinação realizado no final de semana em Marília registrou 4.440 crianças com idades entre seis meses a cinco anos de idade. A campanha segue até o dia 31 em todas as unidades de saúde do município. O público-alvo das campanhas em Marília é estimado em aproximadamente 11.760 crianças.
“Não haverá prorrogação por parte do Ministério da Saúde. Por isso, é muito importante que os pais procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível, para mantermos assim erradicada a poliomielite em nosso país”, comenta Rachel Ramirez, supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.
Além da campanha contra a poliomielite, a saúde faz vacinação seletiva com atualização de cadernetas “A imunização é uma das maiores intervenções em saúde pública na prevenção de doenças e óbitos, principalmente em crianças. Ela é fundamental no controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis. Graças às ações de vacinação, conseguimos erradicar a poliomielite do país. No entanto todos os países estão em alerta, e as ações de prevenção continuam com o objetivo de impedir que a doença volte a circular onde já está erradicada”, afirma Rachel Ramirez.
A supervisora do setor de Vigilância Epidemiológica destaca ainda que o governo estadual prorrogou também até o dia 31 de agosto a vacinação contra a gripe no município.
“A vacinação para os grupos de gestantes e em crianças de seis meses até 5 anos de idade está com percentual bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. A nossa preocupação é grande, por se tratar de um público bem sensível às doenças respiratórias. Vamos continuar também com a imunização até o dia 31. Crianças e adultos que ainda não foram imunizados devem procurar rapidamente os nossos postos de saúde. A gripe é bem diferente do resfriado. A doença pode avançar para uma pneumonia e causar até a morte”, finaliza Rachel Ramirez.