Alunos de escolas do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) na região de Marília têm quatro medalhistas entre a equipe brasileira que conquistou pela primeira vez o World Skills, uma competição de habilidade profissional em diferentes áreas técnicas.
Dois dos alunos Senai que conquistaram medalha são ligados à escola de Marília: Iracema de Arruda Vilalva, que levou a medalha de prata em Panificação e Alex Massayuki Yonekubo, que levou bronze em Manufatura Integrada. Com ele, foram premiados Fabiana Bonacina e Guilherme Henrique Campanez, do Senai de Pompeia.
O Brasil ficou com 11 medalhas de ouro, dez de prata e 6 de bronze e a maior pontuação na soma de todas as categorias. Pela primeira vez o país venceu o torneio. Entre os competidores estavam 19 alunos do Senai-SP, o maior grupo entre os 56 representantes do país na competição.
Natural de Coxim, Iracema foi aluna de aprendizagem industrial em alimentos e técnica em Alimentos pelo Senai de Marília. Antes do World Skills, já havia conquistado medalha de prata na Olimpíada do Conhecimento.
“Não esperava medalha. Agradeço primeiramente a Deus, depois a minha família e equipe do SENAI, em especial minha treinadora Taís Almeida. Meus planos no momento é terminar a faculdade em tecnólogo em alimentos.”
Alex é técnico em eletroeletrônica do Senai Pompéia e já havia conquistado medalho de ouro na etapa nacional da Olimpíada do conhecimento. “Ainda é muito difícil falar o que estou sentindo. A alegria é grande demais. Passei muito tempo longe da minha família. Não vou nem dormir de hoje para amanhã.”
Fabiana Bonacina, de Pompeia, disse que a prova foi muito difícil, mas todo o esforço valeu a pena. “Agora, eu quero tirar férias. Vou voltar para casa e sei que meus pais e minhas irmãs vão estar mais felizes do que eu. Eles vão adorar a medalha como se fosse ouro.”
“Eu estou me sentindo muito realizado. Nós fizemos nosso melhor trabalho e ele nos colocou entre as três melhores equipes do mundo. Eu vou usar duas palavras para definir esse resultado: trabalho e união”, disse Guilherme Attis Campanez, que é de Quintana mas cursa o Senai em Pompéia.
Confira todas as medalhas brasileiras na competição:
Ouro
Carlos Junior (Instalações Elétricas Prediais)
Thiago Costa (Aplicação de Revestimento Cerâmico)
Kaio Junio Silva (Tecnologia da Moda)
Leonardo Fonseca Rodrigues (Joalheria)
Victor Bernardo (Tecnologia de Mídia Impressa)
Giovanni Kenji Shiroma (Web Design)
Leandro Ericles (Desenho Mecânico em CAD)
Felipe Gutierra (Polimecânica e Automação)
Daniel Oliveira Gomes (Caldeiraria)
Jackielyson Alves (Soldagem)
Luis Carlos Sanches Machado (Tecnologia Automotiva)
Prata
Djalma Rodrigues (Escultura em pedra)
Weverton Silva (Construção em Alvenaria)
Weslen Santana (Marcenaria de Estruturas)
Carlos Eduardo Camargo (Design Gráfico)
Danilo Oliveira (Redes de Cabeamento Estruturado)
Eduardo Kruczkievicz (Tornearia a CNC)
David Damasceno (Construção de Estruturas Metálicas)
Diego Basso, Mateus Freitas (Mecatrônica)
Mailson Oliveira (Plastic Die Engineering)
Iracema Arruda Vilalva (Panificação)
Bronze
Vanessa Silva, Wenderson Oliveira (Construção de Estruturas para Concreto)
Evandro Lima (Eletrônica)
Gabriel Teles (Manutenção Industrial)
Fabiana Bonacina, Guilherme Campanez, Alex Massayuki Yonekubo (Manufatura Integrada)
Ricardo Maciel (Cozinha)
Andeson Almeida (Serviço de Restaurante)