Marília

Educação ambiental une grandes marcas em espetáculo para estudantes

Educação ambiental une grandes marcas em espetáculo para estudantes

Crianças de todas as escolas da rede pública de ensino de Marília vão ter privilégio de acompanhar no Ginásio de Esportes um projeto que vai visitar apenas dez cidades em todo o país para apresentar programa de educação ambiental e incentivo da coleta seletiva e reciclagem de lixo: o Palco da Reciclagem.

É uma proposta inovadora e moderna sob todos os aspectos. Investe em educação para meio ambiente, integra teatro, música e recursos de áudio-visual para interação com crianças, provoca reflexão sobre reciclagem e ainda une investimento de grandes marcas ao suporte do poder público.

A “aula” de reciclagem é apresentada durante espetáculo que reproduz cenas cotidianas de uma família e uma visita a um cenário que reproduz serviços de uma usina de seleção e destinação do material reciclável.

O espetáculo é um projeto da gigante Tetra Pak, responsável pela produção de caixas de papelão totalmente recicláveis. A marca leva o show a cidades com atuação de parceiros e suporte público. E não poderia ter sido melhor em Marília.

O parceiro na região é o grupo ZDA, dono das marcas Bel, laticínio Hércules, Ailiram e Diatt e uma das empresas com maior crescimento e diversificação de produtos da região. O grupo, que vende para todo o Brasil e exporta para 20 países, usa caixas tetra Pack em seus produtos e ainda investe em programas de educação e atuação social.

“A educação de crianças e adolescentes é parte de um trabalho que temos dentro da empresa. Este é o primeiro projeto de educação voltada para meio ambiente, mas temos educação voltada para profissionalização, esporte e outras áreas. A ONG existe desde 2003”, disse Eliozi Ferraz, gerente de mercado do grupo ZDA.

A gerente explica que a importância deste projeto especificamente é disseminar informações e o conjunto de trabalho conjunto com entidades, como cooperativas de reciclagem, empresas e o poder público.

“Ser uma das empresas escolhidas pela Tetra Pak é muito de muito reconhecimento para os trabalhos sociais que a gente faz, não só em Marília mas em toda a região”, destacou.

Valéria Michel, da Tetra Pack, disse que a empresa tem compromisso histórico com incentivo a programas de reciclagem. “A gente tem tecnologia para reciclar nossas caixinhas, tem cadeia recicladora e o que acontece: educação. Não é um processo tão rápido e simples. Você tem que construir. A cultura para educação ambiental é muito importante. E ah´20 anos a Tetra Pak vem invesindo.”

Segundo ela, a forma escolhida foi correr o Brasil escolhendo clientes que têm os mesmos valores de investimentos. “Uma empresa sozinha não consegue fazer, nada. Se a gente se une esse processo todo fica muito mais fácil.”

[movie_id#88]

O evento destacou ainda o apoio da prefeitura e graças ao suporte em transporte todas as escolas da rede poderão levar alunos para acompanhar a temporada e assistir ao espetáculo. O prefeito Vinícius Camarinha, que acompanhou a solenidade de abertura, disse que

“Os grandes projetos que a prefeitura realizou sempre teve participação da inicativa privada. Aqui temos um grande exemplo“, afirmou o prefeito. Para Vinícius, o meio ambiente é um grande tema esquecido por muito tempo e sem políticas p´blicas de preservação.

“Temos algumas boas notícias. Marília está finalizando tratamento 100% do esgoto. Iniciamos a construção de quatro ecopontos, justamente para dar destino final de resíduos descartáveis e estamos também em fase final de implantação com a Cotracil da reciclagem do lixo.E acho fundamental trabalho de cidadania com as nossas crianças. Esse é o grande projeto.”

Até o dia 28 diferentes escolas terão visitas alternadas para acompanhar a apresentação. O espetáculo Duran 50 minutos e toda a programação é gratuita. Para saber acesse o site do projeto AQUI . E clique AQUI para conhecer mais sobre o Grupo ZDA