Escola Estadual Professor Benito Martinelli realiza nesta sexta-feira, dia 21 de agosto às 19h o 2º Desfile Afro, parte do projeto Cidadania Racial mantido na escola, que fica no bairro Santa Antonieta, na zona norte da cidade. O evento é conduzido por três alunos e o programa visa reduzir o preconceito e envolver mais estudantes com a cultura afro.
“Todos se dedicaram muito e ainda teremos o último ensaio geral para fazer muito bonito no dia com o mínimo de falhas”, disse Claudemir Correia, coordenador do concurso e dançarino. Ele participa do evento com o Grupo os Sombrios e espera reunir cerca de 1.000 pessoas entre alunos e convidados. Além de Claudemir, os alunos Amanda Carolina e Roberto Bindi participam na organização
A escola desenvolve o projeto com a meta de envolver a população no debate, seja através de programas, serviços, ações afirmativas e movimentos sociais. O Projeto Cidadania Racial atende ainda disposição que torna obrigatório nas escolas publicas e particulares o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Envolve atividades multidisciplinares.
A atividade na escola deve ser integrada a outro projeto de cultura e valores da comunidade negra, o Afrofest, que neste ano deve incluir em sua programação a eleição de miss e mister beleza negra estudantil. Mais informações sobre o evento na escola podem ser obtidas com Claudemir pelo telefone 99758- 7653.