A ANS (Agência Nacional de Saúde) suspendeu temporariamente a venda de quatro tipos de planos da Assistência Médica São Lucas. A empresa foi incluída em nova lista de suspensos que envolve 73 planos de 15 operadoras.
A medida envolve apenas a venda de novos planos, ou seja, não interfere no atendimento a clientes já vinculados à operadora, que apenas não poderá ter novos usuários nestes planos.
A comercialização é interrompida por volume de queixas de consumidores ou identificação de problemas registrados com atraso em consultas, exames e procedimentos. Assim, a operadora não pode assumir novos clientes até regularizar sua situação.
Segundo os dados da Agência, a Assistência Médico Hospitalar São Lucas conta com 84.921 usuários. A suspensão atinge o Plano essencial para Pessoas Jurídicas, que já tem 9.203 beneficiários, o Plano Hospitalar Obstétrico bronze, com 12.871 usuários já cadastrados, o Plano Ideal Pessoa Física com coparticipação, que já soma 1060 usuários e o Plano Idel Adesão, com 3044 usuários.
Segundo a agência, a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados ocorre pelo descumprimento reiterado dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias e por negativa de cobertura assistencial aos beneficiários. Além da proibição de vender planos, a São Lucas não poderá registrar nenhum novo produto que seja análogo aos suspensos.
A medida é resultado do 14º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Das 15 operadoras de planos com venda suspensa nesta etapa, 11 constavam na lista de suspensão do período anterior. Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
Segundo a ANS, a punição só termina quando a empresa provar que melhorou o atendimento aos clientes. Dessa forma, 52 planos de saúde que tiveram a comercialização suspensa em ciclos passados podem voltar a ser vendidos, pois conseguiram melhorar o atendimento.
Desde o início do monitoramento, 1.140 planos de 155 operadoras já tiveram as vendas suspensas e 976 planos voltaram ao mercado após comprovarem melhorias no atendimento. Para conferir todos os planos suspensos acesse o site oficial AQUI
OUTRO LADO
A Operadora São Lucas divulgou sua versão sobre a medida. em email ao Giro apresentou a seguinte explicação:
“A ANS costuma monitorar os planos de saúde das operadoras para proteger preventivamente os beneficiários. No caso do São Lucas, os produtos suspensos não estavam mais na grade de comercialização.
A Agencia reguladora concede o prazo de 90 dias para a operadora melhorar a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários de planos de saúde. Salientamos que o São Lucas busca, a cada dia, a satisfação de seus beneficiários, implementando medidas que visam a melhoria do atendimento, inclusive investindo cada vez mais em recursos próprios para proporcionar a ampliação e excelência na qualidade dos serviços prestados.”