Alunos do Senai de Marília e Pompéia que conquistaram medalhas na disputa do World Skills, disputado em agosto em São Paulo, acompanharam a comitiva brasileira campeã em encontro com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira em Brasília.
A região teve quatro estudantes envolvidos na disputa e premiados. Iracema de Arruda Vilalva, que levou a medalha de prata em Panificação, é ligada ao Senac de Marília. Alex Massayuki Yonekubo, bronze em Manufatura Integrada, é de Marília mas estuda no Senai de Pompéia e disptou com Fabiana Bonacina e Guilherme Henrique Campanez.
Além de posar para fotos com a presidente, os alunos gravaram um vídeo com o grito de guerra da equipe brasileira, formada basicamente por alunos ligados ao Senai ou que estudam com suporte do Pronatec, um programa federal de financiamento de cursos técnicos.
A presidente disse no evento que “cada centavo” investido pelo governo no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vale a pena. Foi a primeira vez que o Brasil conquistou o título da competição, que teve sua 43ª edição.
Considerada a maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills ocorre a cada dois anos. A edição de São Paulo, realizada em agosto, foi a primeira na América Latina e teve mais de 1,2 mil participantes, de 62 países, competindo em 50 categorias.
Nas provas, os competidores simularam tarefas cotidianas das profissões técnicas na indústria e no setor de serviços, em áreas como mecatrônica, desenho mecânico, marcenaria, soldagem, eletricidade industrial, web design, confeitaria, tecnologia automotiva, jardinagem e paisagismo e tecnologia de moda
Veja o vídeo do grupo com Dilma:
[movie_id#103]