Uma das formas mais procuradas para modificar uma tatuagem antiga é a técnica denominada de cover-up, ou seja, cobrir a tatuagem com outra. Mas, mesmo essa técnica possui limitações, pois o tatuador precisa analisar o desenho existente e o que vai ser sobreposto e, se há possibilidade e viabilidade técnica de cobertura sem deixar aparente a tatuagem anterior.
A decisão de fazer uma tatuagem deve ser tomada com muito cuidado, afinal é algo definitivo. Além de pensar bem em relação ao desenho e parte do corpo a ser tatuada, há outro detalhe também muito importante, o tatuador.
Pesquise! Não saia por aí marcando horário com o primeiro tatuador que aparecer. Viu um anúncio e se interessou? Pergunte para os amigos se alguém conhece os trabalhos desse artista. As redes sociais são um excelente meio para pesquisar informações, porém é interessante também ver os trabalhos deste profissional pessoalmente, pois hoje contamos com inúmeros recursos tecnológicos que podem alterar a qualidade do trabalho em fotos e vídeos.
Além dessas pesquisas prévias, é importante ir pessoalmente aos estúdios. Faça uma visita para que tenha tempo de conversar com o profissional e observar o ambiente e fazer todas as perguntas necessárias. É impossível fazer a avaliação de uma tatuagem a ser coberta se não for pessoalmente…
Os motivos que levam as pessoas a realizar esse procedimento são os mais diversos, como desenhos e tatuagens mal-feitas antigas ou até mesmo novas que podem não possuir qualidade de definição (ser um pouco desfocadas, disformes, possuir traços grossos, etc.) ou até mesmo tattoos que não possuem mais significado para a pessoa por representar algum sentimento no passado ou ser marca de um relacionamento. Em alguns casos essas tatuagens podem ser transformadas em tatuagens novas, modernas, artísticas e bem definidas.
Alguns pontos devem ser observados antes de se fazer um cover-up da tatoo, como o tamanho do desenho original e as suas cores, pois isso deve influenciar no desenho que será utilizado para cobrir, uma cobertura bem feita deve ser bem estudada para que não fique aparecendo o desenho que está por baixo.
E quanto mais nova é a tatuagem, mais difícil fica de cobrir, a cor ainda está forte e o desenho que ficará por cima não pode ter cores claras; pois depois que cicatriza e passa um tempo o desenho que era pra não existir mais volta a aparecer de novo!
Então seja realista e flexível! Uma borboleta em cor pastel não disfarçará grossas letras… traga a sua idéia ao tatuador. Ele pode ajudar a melhorar ainda mais o desenho e dizer como pode fazer sua idéia funcionar, podendo até sugerir uma melhor. Se optar por um desenho que não funcionará para cobrir, mas insistir nele mesmo assim, ficará infeliz com os resultados.
Além disso, as coberturas de tatuagem são em média 30% mais caras por conta de todos estes detalhes a serem pensados e executados.
Uma cobertura mal executada fica ainda mais difícil de ser consertada…
Portanto o ideal é ter calma e certeza do que quer fazer e com qual profissional.