Marília

Emdurb quer instalar radares e multas eletrônicas na cidade

Emdurb quer instalar radares e multas eletrônicas na cidade

O jeito de muita gente dirigir em Marília vai mudar. A Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) publicou sábado no Diário Oficial edital de licitação para contratar empresa de radares para fiscalização e multas eletrônicas. O pregão que vai decidir a empresa será realizado dia 21 de setembro.

Segundo o edital, a intenção da companhia é contratar uma empresa especializada na prestação de serviços de operação, manutenção e instalação de equipamentos eletrônicos de fiscalização e serviços técnicos de gestão, atendimento e processamento de infrações de trânsito, mediante cessão de direitos de uso.

A medida é novo degrau na escalada de fiscalização sobre o trânsito, que já conta com a volta das multas municipais e com sistema de monitoramento por vídeo em 12 pontos da cidade de forma monitorada por policiais militares no paço municipal.

Além do controle de infrações, a contratação deve garantir renda extra à empresa, responsável pelo gerenciamento do trânsito na cidade e pela arrecadação com multas. A instalação dos radares também supera uma discussão de quase 20 anos na cidade, desde que o Código de Trânsito estabeleceu a possibilidade de multas e controle municipal.

Presentes em grande parte dos municípios com mesmo porte e até menores que Marília, os radares ganham na cidade um perfil mais polêmico em função do histórico de atuação da indústria da multa, que criou durante anos casos denúncias de perseguição pessoal e política, absurdos em autuações impossíveis e excesso de fiscalização sem contrapartida de serviços de orientação e suporte aos motoristas.