Saúde

Setembro Verde incentiva doação de órgãos

Santa Casa muda iluminação da fachada e incentiva campanha – Divulgação
Santa Casa muda iluminação da fachada e incentiva campanha – Divulgação

A Santa Casa de Marília lançou uma série de ações para marcar o Setembro Verde, em alusão ao mês da Doação de Órgãos e Tecidos. A iniciativa é viabilizada por funcionários que realizam volutariamente, durante todo o ano campanha de educação para sensibilizar a comunidade. A fachada do hospital foi iluminada na cor verde, a exemplo do que já ocorre com alguns prédios públicos e monumentos no Brasil.

A coordenação do Setembro Verde é da fisioterapeuta Izabel Travitzky (Sesmt) e da psicóloga Deborah Milani (hotelaria e ouvidoria). Alas promovem um trabalho voluntário com o envolvimento de profissionais de saúde, educadores, clubes de serviços e Poder Público.

Uma das principais ações será o “Abraço Simbólico à Fila de Espera pelos Transplantes”, que está marcado para o próximo dia 25 de setembro (sexta-feira), às 09h, com concentração na avenida Vicente Ferreira, em frente à Santa Casa de Marília.

“O hospital está entre as unidades que realizam transplantes de órgãos no interior do Estado, sendo especializado no atendimento aos pacientes renais. Vamos dar as mãos e abraçar o prédio da Santa Casa, simbolizando um grande abraço aos pacientes que aguardam a doação de um órgão”, convida Izabel.

A campanha contará com clubes de serviço, como o Rotary e o Lions, além de estudantes de escolas estaduais e cursos técnicos da área da saúde. “Durante todo o ano, tivemos contato com estes agentes sociais, que receberam a informação e são multiplicadores. Não é um tema para um mês, mas para uma vida”, afirma a fisioterapeuta.

PROGRAMAÇÃO

No próximo dia 11, com apoio da Diretoria Regional de Ensino, está previsto um novo encontro, desta vez com professores da rede estadual.

A ação também envolveu a Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), que remeteu aos lojistas um informativo sobre o Setembro Verde e sugeriu a decoração das vitrines, nos dias 25 e 26 com motivos que lembram a campanha. “Para complementar, visitamos parte dos comerciantes do centro, explicando sobre a campanha e solicitando a colaboração”, disse Izabel.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos também devem ser lembrado em municípios da região. Em Oriente, estudantes preparam um “pedágio verde” no dia 25; em Ocauçu, no dia 14 haverá palestra sobre o tema e ações relacionadas a data nacional, no dia 25.