Marília

Falta de luz afeta bairros e abastecimento de água; campanha ajuda famílias e começa recuperação

Falta de luz afeta bairros e abastecimento de água; campanha ajuda famílias e começa recuperação

Mais de 12 horas depois do temporal que deixou rastro de estragos, a cidade ainda tem bairros e ruas sem energia elétrica, com dano extra: postes próximos aos sistemas de distribuição caíram e o sistema de abastecimento de água está ameaçado. Marília acordou na quarta-feira com empresas no escuro contando prejuízos, centenas de famílias com perda de roupas, móveis e alimentos, um centro de atendimento da crise e muito trabalho para recuperação.

A Prefeitura instalou serviços de apoio no Ginásio de Esportes do Clube dos Bancários, que pode servir também para doação de roupas e alimentos. A defesa a civil inicia serviços de limpeza e recuperação em áreas públicas. A falta de energia prolonga os prejuízos com rombos no orçamento de empresas e riscos para a segurança. O pior. As vítimas não conseguem sequer falar com a CPFL.

Aproximadamente seis quadras do Altos do Palmital estão sem energia desde 13h30 de ontem (8). Um posto de gasolina, um supermercado e um restaurante recém inaugurado tiveram de fechar as portas e deixar geladeiras e freezers sob risco de perda de produtos.

Além disso, os comerciantes reclamam as perdas com o tempo não trabalhado. Com esperança de ver a energia voltar, todos aguardaram até o início da noite de ontem, quando fecharam por medo de outros riscos: assaltos e furtos. Pela manhã a situação continuava a mesma.

Moradores em prédios do centro da cidade reclamaram de falta de energia até o meio da madrugada. A queda de árvores, fios e desligamento de equipamentos deixou muitos bairros sem energia.

RECUPERAÇÃO

Desde o final da tarde de ontem a cidade conta os prejuízos do temporal. Balanço divulgado pela prefeitura e defesa civil indica alguns números dos estragos.

– Saúde
Seis unidades atingidas
USF do CDHU e Santa Augusta interditadas
Pacientes transferidos para PA da zona Sul

– Educação
Três escolas com danos mais graves
Emef Antonio Moral perdeu quadra, muros e janelas
Paulo Freire perdeu parte do telhado
Sementinha com destelhamento e danos em estrutura

– Ruas
Em torno de mil casas afetadas por destelhamento, queda de muros
Pelo menos 30 árvores caídas e com elas fiação em diferentes bairros
Zonas sul e oeste foram as mais atingidas pelo vento
Duas torres de telecomunicações desativadas