Quatro cursos mantidos pela Unesp e dois da Unimar colocaram a cidade na elite de suas áreas e ficaram entre os 20 melhores em um ranking de universidades divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira.
Fisioterapia (4º), Pedagogia (6º), relações Internacionais (9º) e Sociologia (9º) foram os cursos da Unesp com melhor avaliação entre os oferecidos na cidade e os únicos entre os dez melhores de suas áreas. O ranking geral de Universidades tem a Unesp com todos os campi em sexto lugar.
Biomedicina com o 11º melhor curso do país e Fisioterapia com 17º foram os melhores da Unimar, que aparece em 152º no ranking geral. O curso de Direito, um dos mais procurados na Unimar, ficou em 90º na avaliação nacional. Mas a universidade apresenta dados muito melhores em avaliações específicas do curso: é a 50ª em qualidade de ensino na área e 30ª em mestrado e doutorado.
O curso de medicina, outro destaque da universidade, ficou em 86º no ranking geral e 68º em qualidade de ensino. O outro curso da cidfade, mantido pela Famema, aparece em 38º do ranking de cursos. O ranking lista apenas universidades, o que deixou Univem, Famema e Faip fora do quadro geral.
O curso de moda da Faip, com 24º lugar entre 49 instituições avaliadas, foi também um bom desempenho para a região.
NA ELITE
O curso de Ciências Sociais é o mais antigo entre os incluídos na “elite” do ranking. Foi autorizado em 1963. Tem cem vagas, com relação de 3 candidatos por vaga no vestibular.
Fisioterapia, criado em 2004, tem 17 candidatos por vaga e é o mais procurado dos quatro, seguido por Relações Internacionais, com 15 candidatos por vaga. Pedagogia tem 2,5 candidatos por vaga.
O RANKING
O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012.
“No ranking de universidades estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado”, explica o jornal.
Segundo a Folha, em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.
“Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.”
Para acessar o ranking completo clique AQUI, ou para checar cada universidade e faculdfade, clique nos links abaixo: