Saúde

FIM DA BATALHA - Bebê Sofia morre na UTI de hospital nos EUA

FIM DA BATALHA - Bebê Sofia morre na UTI de hospital nos EUA

Terminou a batalha. Sofia Gonçalves de Lacerda, um ano e oito meses, a criança que o país conheceu como Bebê Sofia em uma grande corrente em luta pela vida, morreu na madrugada desta segunda-feira nos Estados Unidos onde estava em recuperação após complexo transplante de cinco órgãos.

Sofia lutava desde julho contra infecções provocadas por um vírus oportunista após transplante multivisceral realizado em maio. Seu quadro agravou-se no final de semana e a família passou a pedir orações por um milagre. Não deu tempo.

Sofia morreu vítima de uma parada cardíaca às 5h, segundo informação divulgada pelo advogado da família, Miguel Navarro. A criança deve ser cremada nos Estados Unidos.

A luta dos pais pela vida da criança foi elogiada pelos seguidores que acompanharam o caso de Sofia. “Obrigado, papais… Vocês nunca desistiram! Fizeram de tudo e por tudo. Essa princesa estará sempre em nossos corações”, disse um seguidor da página.

O quadro clínico da criança se agravou por causa de uma infecção no pulmão, pois os órgãos transplantados – estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e intestino grosso – continuavam em bom estado.

Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Jackson Memorial Hospital, nos Estados Unidos, Sofia, foi acometida pelo citomegalovírus.Sofia nasceu com uma doença rara chamada síndrome de Berdon, que causa problemas no intestino, no estômago e na bexiga. O diagnóstico no Brasil indicava menos de um ano de vida. A menina contrariou as estimativas e completou seu primeiro aniversário em 24 de novembro.

A campanha “Ajude a Sofia” arrecadou R$ 1,8 milhão para financiar a viagem e tratamento nos Estados Unidos. Em julho do ano passado, a Justiça determinou que menina fosse transferida para o Jackson Memorial Hospital, em Miami, especializado em transplante multivisceral. O governo brasileiro desembolsou perto de US$ 1 milhão com os gastos hospitalares da criança, que ficou internada 14 meses em Miami.