Marília

Aumento da passagem de ônibus entra em vigor, veja como será reação

Aumento da passagem de ônibus entra em vigor, veja como será reação

Entrou em vigor nesta quarta-feira (16) o reajuste de 5% que elevou o valor das passagens de ônibus para R$ 3,00 em Marília. O aumento, acompanhado por uma onda crescente de queixas contra má qualidade dos serviços, provocou pelo menos duas reações na cidade:  a Câmara de Marília aprovou um pedido de auditoria e a Frente de Lutas pelao Transporte marcou para amanhã um protesto no centro da cidade.

O reajuste foi autorizado pela prefeitura no final de agosto e cumpriu prazo legal de espera para divulgação antes de entrar em vigor.É o segundo reajuste do ano, a cidade acumula alta de 20% no ano e 39% em 16 meses.

Um pedido para auditoria dos contratos e para a abertura de uma licitação para contratação de empresas prestadoras do serviço foi aprovado na segunda-feira pela Câmara de Marília e encaminhado para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas do Município.

 O protesto da recém criada Frente de Lutas tem convocações pela internet e com distribuição de panfletos. Pelo menos 2.600 pessoas foram convidadas pelas redes sociais mas apenas 240 haviam confirmado presença até a manhã desta quarta-feira. A manifestação acontece a partir de 9h em frente do Paço Municipal nesta quinta (17).

Os serviços de transporte em Marília são prestados por duas empresas contratadas “em caráter emergencial” depois que uma ação judicial emperrou licitação para contrato permanente.

Durante a emergência, a cidade viu as empresas mudarem e reduzirem itinerários, ignorarem vereadores e lideranças comunitárias, lançar programas de demissão de cobradores e ainda pressionar a administração municipal, inclusive com ameaça de deixar os serviços e a população sem transporte.

A resposta da administração foi o lançamento de pacote de “estudos técnicos” que regulamentam as mudanças de itinerário e a autorização para três reajustes em 16 meses.