Marília

Eleição para Conselho deve ter nova lista nesta semana

Eleição para Conselho deve ter nova lista nesta semana

A lista refeita e atualizada com dados dos candidatos ao Conselho Tutelar dos Direitos da Criança deve ser divulgada até o final desta semana, quase às vésperas da votação, para corrigir trapalhada com identificação dos candidatos.

Segundo nota divulgada pela prefeitura em resposta a consulta encaminhada pelo Giro Marília, também deve ser definido nos próximos dias o modelo de cédula a ser usado para a escolha, que será toda com preenchimento manual.

O processo eleitoral começou no primeiro semestre com registro de candidaturas e após uma prova escrita eliminatória classificou 234 candidatos para a votação, que será feita dia 4 de outubro em duas escolas da cidade: Amílcare Mattei para eleitores com títulos na 400ª zona eleitoral e Gabriel Monteiro da Silva para eleitores da 70ª zona eleitoral.

Cada eleitor pode votar em dez candidatos. Os dez mais votados serão indicados para dois conselhos existentes na cidade – um para cada grupo de 100 mil habitantes – com mandato de três anos e salário de R$ 3003,00.

Os conselheiros são responsáveis pela fiscalização e acompanhamento de crianças e adolescentes no cumprimento e preservação de direitos e garantias estabelecidos no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Isso envolve atendimento nas situações de risco, de violência, de abandono, abusos, exploração e envolvimento em casos de crimes, como vítimas ou acusados.

Na semana passada a Diocese de Marília divulgou nota em que pede a participação da população na eleição. O voto para conselheiro é facultativo.