A base da Polícia Rodoviária Estadual em Marília iniciou uma série de bloqueios de orientação e educação de motoristas para divulgar medidas de proteção a passageiros, especialmente crianças, em viagens. O uso obrigatório do cinto no bando de trás e cadeirinha para crianças de acordo com normas técnicas são as principais dicas.
A medida obedece temas e orientações gerais da Campanha Nacional de Trânsito, que vai até o dia 25 deste mês. O terma deste ano é “Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”.
O trabalho desenvolvido atende também programação da chamada Década de Ações pela Segurança no Trânsito, que foi lançada em 2011 pela Organização das Nações Unidas, na qual os governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito,.
Segundo o tenente Augusto Carvalho, da base da Polícia Rodoviária em Marília, o foco das ações refere-se à mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes e mortes no trânsito.
“Não tem cabimento os pais colocarem o cinto de segurança em si próprio e não colocarem em seus filhos. Acredito que isso ocorre por total falta de consciência. Faço sempre uma analogia: será que esse mesmo pai, se tivesse em um barco colocaria o colete salva vidas e deixaria de colocar em seu filho? A mudança tem que começar no condutor, dentro do seu carro”, explica o tenente.
Veja as orientações de segurança;
– As crianças necessitam ser transportadas em cadeirinhas ou assento de elevação de acordo com a idade.
– Gestantes também devem usar o cinto;
– Passageiros que estão no banco traseiro também devem fazer uso do cinto de segurança, pois em caso de colisão eles podem ser arremessados contra os ocupantes dos bancos dianteiros;
– Para utilizar o cinto corretamente, nunca o passe por debaixo do braço;
– Lembre-se: sempre em caso de acidente, pela lei, o condutor é responsável pelas pessoas que está transportando. É seu dever fazer com que todos sejam transportados de forma segura.