Faltando pouco menos de quinze dias para acontecer a Brasil Game Show (BGS) – a maior feira de games da América Latina – perguntas como “O que esperar desta edição?” e “Quais as novidades para este ano?” entram no dia-a-dia dos fanáticos por vídeo game e, agora, vou ajudar a respondê-las.
Em 2014, 250 mil pessoas participaram da BGS e, para a oitava edição da feira a expectativa é que esse número salte para 300 mil visitantes, consolidando o evento como o segundo maior do mundo em área utilizada, neste segmento.
A lista de expositores para esta edição também aumentou de tamanho e reúne mais de 65 empresas, destacando-se gigantes mundiais como Xbox, PlayStation, Warner Bros Games, EA, Ubisoft, Activision e Razer.As desenvolvedoras independentes também ganharam mais espaço. O chamado pavilhão indie, onde se encontram estes estúdios, aumentou 5 vezes de tamanho.
Com a popularização e profissionalização destas empresas, o mercado brasileiro de desenvolvimento de games ganhou maior representatividade: temos, por exemplo jogos como Aritana e a Pena da Harpia, do estúdio Duaik, representando a indústria nacional nos consoles next-gen. Aliás, assim como diversos outros estúdios, a Duaik estará presente na Brasil Game Show.
Booth babes dão boas vindas aos visitantes da Brasil Game Show em 2014
A Brasil Game Cup, principal campeonato nacional de Dota2 também retorna em 2015. Com premiação total de R$ 60 mil e expectativa de 1 milhão de ‘viewers’ por stream, oito equipes lutarão para ter seu nome gravado no Troféu Ralph Baer – homenagem ao criador do primeiro videogame da história. Além da brasileira PaiN Gaming, que defende o título conquistado no ano passado, disputarão as equipes Artyk Gaming (Peru), INTZ (Brasil), Isurus Gaming (Argentina), Keyd Stars (Brasil), Not Today (Peru), T Show (Brasil) e Santos.Dex (Brasil).
O evento acontecerá entre os dias 8 (para imprensa e business) e 12 de outubro e, para quem ainda não comprou o ingresso, algumas unidades ainda estão disponíveis. O benefício da meia entrada é concedido para estudantes, portadores de necessidades especiais, idosos com idade a partir de 60 anos e professores (todos mediante apresentação de comprovação).
A Brasil Game Cup de 2014 consagrou o campeão brasileiro de DotA2
Estão aptos a obter a meia-entrada os doadores de um quilo de alimento não-perecível na porta do evento. A expectativa para este ano é bater a meta de arrecadação do ano passado – de 70 toneladas – e atingir 100 toneladas de alimentos, que, assim como em 2014, serão doadas para a Casa de David, instituição que fica na Zona Norte de São Paulo e cuida de pessoas com deficiência intelectual, física e autismo.
Nos vemos lá?