Bares

Malte, o sabor, aroma e cor da cerveja

Malte, o sabor, aroma e cor da cerveja

Malte de cevada é a transformação do grão de cevada, induzido a um processo de germinação. O grão é umedecido a ponto de começar a germinar, aí interrompe, seca e torra. Depois este grão é macerado e colocado em água. Dai o cervejeiro tem o mosto que o início da fabricação da cerveja. 

Geralmente as cervejarias compram o malte de caveada pronto, poucas têm maltearia. Financeiramente não é interessante.

E porque o malte é importante para cerveja?

O malte de cevada fornece o açúcar como alimento para a levedura, responsável por transformar os açúcares em álcool e CO2 e também em proporcionar equilíbrio em relação a espuma, ao corpo da cerveja e a sua estabilidade coloidal (fator fundamental para manutenção das características da bebida por mais tempo). 

Como o malte de cevada influencia a cerveja? 
Coloração, aroma e sabor

Cerveja escura indica uso de malte torrado, que inclusive tem sabor característico, com toques de café, chocolate amargo ou caramelo. Só pela coloração você pode saber o que esperar em cor e aroma.

Mas muitas cervejarias fazem blend de malte para coloração. Une uso do malte torrado, com partes de malte seco ou maltes em diferentes pontos de preparação e criam diferentes padrões de coloração, sabor e aroma.

Porque usa a cevada?

Os teores de enzimas elevado e o baixo teor de gordura dão um sabor agradável. Além disso, a cevada tem bastante proteína então dá mais alimento para levedura e a casca serve como filtro, ajuda na filtragem da cerveja. 

Uma cerveja 100% malte de cevada tem o sabor e aroma muito mais marcante que as demais que não são, por isso muitas pessoas às interpretam como mais fortes, mas na verdade não são!!!

Pela legislação brasileira, qualquer cerveja no país é obrigada a ter 55% de malte de cevada . Os outros 45% podem ser qualquer outro grão. Mas não é exclusividade nem invenção brasileira. Cada pais usa um tipo. A China usa muito arroz, no Brasil e Estados Unidos usa-se milho. É forma de baratear e ao mesmo tempo dá leveza.

Malte de arroz ou milho, deixa a cerveja pior?

Não, não deixa.Mesmo cervejas premiuns podem ter outros tipos de malte, pela legislação, no Brasil a Premium precisa ter 60% de malte de cevada.

Mas tem algumas cervejas chamadas puro malte, 100% malte de cevada, caso da Heineken, da 1500, Bavaria Premium  ou Baden Baden. Uma cerveja 100% malte de cevada tem sabor muito mais marcante, são cervejas que a pessoa beba e acha mais forte. As outras ficam mais leves, mais suaves.

Na verdade entre muitos aprecidadores, sommeliers e cervejeiros essa briga já é chamada de “mimimilho”.

Vamos tomar cerveja?