Marília

Noite deste domingo terá eclipse e superlua

Noite deste domingo terá eclipse e superlua

A Lua será uma grande atração na noite deste domingo. Em seu ponto mais próximo da Terra, estará grande e luminosa com o chamado fenômeno da “superlua” mas também terá coloração total especial: vermelho em função de eclipse total, que só voltará a acontecer em 2033.

“As condições convergem para que seja um eclipse espetacular”, garantiu o astrônomo Pascal Descamps, do Observatório de Paris, à agência AFP. O eclipse total da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora, por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio.

A Lua não produz luz própria, brilha em consequência da luz que recebe do Sol. Neste domingo, o astro estará alinhado com o Sol e a Terra, que provocará uma grande somba sobre o asteroide natural.

A Lua vai desaparecer do nosso campo de visão, privada dos raios solares, e reaparecerá pintada de vermelha – por isso, também é conhecida como “lua sangrenta” ou lua de sangue.

O vermelho se deve a um fenômeno luminoso. É pela refração dos raios solares que atravessam a atmosfera , com exceção dos vermelhos. Estes últimos sofrerão outro fenômeno: a atmosfera os desviará e iluminarão a superfície lunar.

Mas a cor da Lua vai depender do estado da atmosfera terrestre. Se está carregada de partículas, devido, por exemplo, à poluição, os raios vermelhos também serão refratados e não alcançarão a lua

Como a Lua estará em seu ponto mais próximo do nosso planeta, o que se conhece como o perigeu, vai parecer maior que de costume e mais brilhante. “Nos parecerá cerca de 14% maior e 30% mais iluminada”, explicou Sam Lindsay, da Real Sociedade Astronômica de Londres.