A Diocese de Marília promoveu em Tupã a 40ª Assembleia Diocesana em encontro com aproximadamente 1.500 pessoas para lembrar história da evangelização em toda a Alta Paulista, além de celebrar a atuação dos chamados fiéis “consagrados” e repassar R$ 127.629.00 a projetos sociais.
Sob o tema ‘A vida consagrada na evangelização da Diocese de Marília’, fiéis, representantes do clero e os consagrados – seguidores que trocam atuação profissional e em família pela dedicação ao trabalho de evangelização católica – resgaram história e grandes momentos da evangelização na região.
Segundo o coordenador diocesano de Pastoral, padre Ademilson Luiz Ferreira, a atividade segue o ‘Ano da Vida Consagrada’, convocado pelo papa Francisco.
“É um momento importantíssimo, tanto pela sua relevância na nossa caminhada pastoral, como para despertar em nós o desejo de viver a mística do encontro”, ressaltou o bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini na abertura do evento.
Explanação do padre Tony Funabashi Takuno e dramatizações realizadas pelos jovens do Santuário do Sagrado Coração de Jesus da cidade de Vera Cruz mostraram história da evangelização na Alta Paulista e a importância da vida consagrada nos primórdios da diocese.
O trabalho lembrou ainda o segundo bispo diocesano, o franciscano capuchinho dom frei Daniel Tomasella, e o trabalho de inúmeras congregações que atuaram nas paróquias e nas novas frentes pastorais surgidas ao longo das décadas.
Os institutos religiosos ainda tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e carismas em estandes espalhados pelo recinto. Ainda pela manhã, o Fundo Diocesano de Solidariedade entregou cheques para 24 projetos sociais, totalizando o valor de R$ 127.629.00 em contribuições.
As iniciativas contempladas estão ligadas as paróquias, pastorais, associações e movimentos que tiveram seus pedidos aprovados pelo bispo, pelo conselho gestor e pela diretoria do FDS.
A 40ª Assembleia Diocesana teve o seu ponto alto com a celebração da missa. Em sua homilia, dom Luiz Antonio destacou o esforço do encontro das três regiões pastorais para agradecer a Deus pelo carisma, vida e trabalho dos irmãos e irmãs religiosos presentes no perímetro diocesano.
O bispo ainda disse do grande significado da união de todos os agentes de pastoral para viver a mística do encontro: “a comunhão é essencial para quem quer viver o cristianismo”.
A Assembleia também contou com a presença do bispo emérito de Marília, dom Osvaldo Giuntini. Um momento de lanche oferecido pela Diocese encerrou o evento.