Marília

Greve causa filas em caixas 24h e lotéricas; veja como pagar contas

Greve causa filas em caixas 24h e lotéricas; veja como pagar contas

A agência 0002 do Bradesco, instalada em Marília, onde o banco nasceu em 1943, aderiu à greve. Para dirigentes do Sindicato dos Bancários de Marília a frase define o nível de adesão. Quase 100% das agências da avenida Sampaio Vidal tiveram serviços de caixas e balcão paralisdados nesta terça-feira com início da greve da categoria. O bradesco raramente para.

Ao meio-dia, apenas a Caixa Econômica Federal e o HSBC mostravam movimento de serviços e receberam dirigentes do sindicato para buscar adesão dos trabalhadores.O resultado foi um dia de muito movimento nos caixas 24h, filas para estes serviços e nas lotéricas, onde podem ser pagos boa parte dos boletos e contas que caixas de banco deixaram de receber.

A diretoria do Sindicato evitou divulgar índices durante o dia. Segundo a entidade, dirigentes e ativistas seguiam em contato em todas as agências. Marília tem 400 bancários, cerca de 1.200 na região.

Os bancários querem reajuste salarial de 16% (incluindo reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu 5,5% de reajuste para salários e vales. A proposta inclui abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário. 

PAGAMENTOS

Emora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar as obrigações, a empresa credora tem que oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados. 

Para não ser cobrado de encargos (juros e multa) e ter o nome enviado a serviços de proteção ao crédito, a recomendação do Procon-SP é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, a sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento em caixas eletrônicos, dentre outros

O Procon orienta ainda que o consumidor documente esse pedido, ou seja, guarde cópia de e-mail ou anote o número de protocolo de atendimento, por exemplo. Assim, caso o fornecedor não atenda à tentativa de quitar o débito, o consumidor pode fazer a reclamação ao Procon.

As assembleias que aprovaram o início da greve foram feitas na semana passada. A legislação determina que a greve só pode ter início com aviso prévio de pelo menos 72 horas. Esse período é necessário para informar aos bancos e à sociedade sobre a interrupção dos serviços.