Saúde

Encontro abre Outubro Rosa na Santa Casa e anuncia camianha da prevenção

Encontro abre Outubro Rosa na Santa Casa e anuncia camianha da prevenção

Um grande encontro com voluntários, equipe técnica, dirigentes e funcion´parios de diferentes setores lançou na Santa Casa de Marília a campanha Outubro Rosa 2015, que vai divulgar informações e reforçqar prevençâo do câncer de mama.

O diagnóstico precoce é a principal arma no combate ao câncer de mama, responsável por elevar o percentual de cura em até 95%. A rápida detecção de nódulos permite que o tratamento ocorra com procedimentos menos invasivos, para alívio das mulheres e dos familiares.

No próximo dia 24 (sábado), a partir das 09h, será realizada a Caminhada Outubro Rosa, com saída em frente a Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), na avenida das Esmeraldas. A organização é dos funcionários da Santa Casa de Marília (setores de hotelaria e serviço social). Não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer sozinho ou em grupo, preferencialmente vestido de rosa.

A caminhada seguirá até o Espaço Cultural, na avenida Sampaio Vidal, onde será realizada a segunda edição da “Ação Rosa”, com apoio da Prefeitura de Marília. No ano passado, o evento organizado pela Santa Casa aconteceu no Poliesportivo Tatá, na zona sul.

No espaço está previsto o sorteio de brindes, orientação e distribuição de material informativo sobre o câncer de mama, stand de maquiagem da Avon, cabeleireiros do Instituto Embeleze, música ao vivo e profissionais de educação física. A entrada é franca.

O provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, reiterou a missão do hospital de promover saúde com qualidade, dedicação e humanização, valorizando a vida. Ele lembrou que o Outubro Rosa, assim como outras campanhas que a instituição abraça, são alimentadas pela força do voluntariado.

“Esse trabalho é de uma importância muito grande. O envolvimento das pessoas, sem nenhum benefício financeiro, dedicando-se de coração a uma causa, dá vida para essas campanhas e transforma medo em esperança, aflição em alívio. Somos imensamente gratos aos nossos médicos, ex-pacientes, pacientes, familiares e funcionários engajados”, disse.

A superintendente do hospital, Kátia Ferraz Santana, comemorou a adesão e multiplicação das iniciativas no Outubro Rosa. “Quando começamos a fazer essa campanha, há anos atrás, era uma ação pouco conhecida, muito pouco se falava, inclusive, sobre a doença. É muito bom ver que hoje o tema está difundido e várias entidades, organizações e empresas fazem ações do Outubro Rosa. A prevenção está em evidência e isso é muito importante”, disse Kátia.

A abertura da campanha contou com uma apresentação sobre as causas da doença, prevenção e tratamento, pela enfermeira Eliane Amanda Simões. Os voluntários fizeram ainda o sorteio de brindes oferecidos por empresas apoiadoras e distribuíram material informativo com dicas de saúde, prevenção e direitos das mulheres.

PREVENÇÃO

Durante uma caminhada em alusão à campanha, há dois anos, que a auxiliar de saúde bucal Elizabeth Bravo Braus, 44 anos, começou a se atentar para a saúde das mamas. Até então, sem nenhum caso na família, ela imaginava que o problema era distante de sua realidade.

Em dezembro do mesmo ano, em consulta médica no posto de saúde do bairro, ela foi orientada a fazer exames de mamografia e ultrassonografia. Com  acompanhamento médico especializado, o diagnóstico foi positivo. Em 15 dias, já estava em tratamento na Santa Casa de Marília.

“Eu tive câncer, mas o câncer não me tem! Na época eu tinha uma viagem programada para Porto Seguro. O médico me orientou a viajar, curtir minha família. Em nenhum momento eu parei a minha vida. Tenho dois filhos de 18 anos e quero participar das conquistas deles. É com essa motivação que eu faço tratamento,” afirma Elizabeth.

Elizabeth e dezenas de pessoas, entre pacientes, familiares, funcionários, diretores do hospital, apoiadores, representantes de entidades e do Poder Público participaram de um encontro na manhã desta terça-feira, para marcar a abertura da programação 2015.