Marília

Marília leva B em gestão; veja notas de outras cidades

Marília leva B em gestão; veja notas de outras cidades

O IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), um indicador concebido pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) atribuiu nota B como avaliação final para administração em Marília após análise de sete itens de atuação. Nenhuma cidade do Estado levou nota A, mas também não existem cidades com notas D ou E, que seriam caos total em gestão.

Marília está entre 406 cidades com nota B. Houve 198 municípios com B+, 30 com nota C+ e dez cidades com C. A  nota é resultado médio. Marília recebeu notas A em gestão de educação e saúde, B+ em gestão ambiental, B em gestão fiscal, C+ serviços aos cidadãos e Informatização e nota C em controle fiscal.

Na região, 28 cidades tiveram nota B e 23 foram avaliadas como B+. Além de Marília, Garça, Ourinhos, Ocauçu e Vera Cruz são notas B. O Tribunal deu nota B+ para Assis, Santa Cruz do Rio Pardo, Pompéia, Borá e Echaporã, entre outras cidades.

Botucatu e Rio Claro, com notas B+, tiveram avaliação melhor. São Carlos e Sorocaba, com notas C, mostraram gestão pior que Marília, entre outros exemplos. Confira abaixo notas de algumas das principais cidades do Estado.

O estudo é composto por sete índices setoriais, consolidados em um único indicador com foco na análise da infraestrutura e dos processos nos municípios: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação).

O estudo é inédito no âmbito das Cortes de Contas do Brasil e tem como objetivo verificar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva.

Os dados para composição do IEGM foram colhidos, a partir do dia 5 de janeiro de 2015, por meio de questionário elaborado pela Divisão Audesp (Auditoria Eletrônica do Estado de São Paulo).

Em abril, o TCE começou a gerar os primeiros relatórios, Foram produzidos 3 (três) tipos de relatórios destinados ao setor de Fiscalização, aos Conselheiros-Relatores e outro para acesso público.

O relatório completo com as notas e dados dos 644 municípios do Estado estão disponíveis na internet. Para acessar clique AQUI.