Marília

Saúde avalia índice de infestação do Aedes na cidade

Saúde avalia índice de infestação do Aedes na cidade

A Secretaria Municipal da Saúde  iniciou na sexta-feira (16), em diversos bairros da cidade, o LirAa (Levantamento de Índice Rápido de infestação do Aedes aegypti). O índice vai mostrar as áreas com maior risco de surgimento e focos de dengue por alto índice de mosquitos transmissores da cidade. O levantamento é feito por 250 agentes.

A análise do LIRAa deve ser finalizada em aproximadamente dez dias Os pontos para o estudo foram escolhidos por sorteio de algumas quadras de bairros em todas as regiões da cidade.

“Visitamos as casas para verificar os índices de presença das larvas do mosquito em nosso município. É um levantamento rápido que nos permite identificar com precisão e agilidade os locais em que devem ser intensificados os trabalhos de combate à dengue”, informa Lupércio Garrido Neto, coordenador do setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Após o término do estudo equipe de planejamento vai tabular os resultados divulgar para a população as regiões mais críticas da cidade. O secretário municipal da Saúde, Danilo Bigeschi, salienta que o apoio da população é fundamental para o combate ao mosquito Aedes aegypti no município.

“É preciso que a população colabore: evitando água parada em suas residências; limpando constantemente os seus quintais; trocando diariamente a água dos recipientes dos animais domésticos e dos vasos de plantas; mantendo as calhas limpas e as caixas d’água bem tampadas; entre outras ações”