Educação

Congresso internacional discute bibliotecas escolares em Marilia

Congresso internacional discute bibliotecas escolares em Marilia

Refletir sobre a biblioteca escolar e sua contribuição para o ensino-aprendizagem é o tema central do Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares, um evento internacional que começa nesta quarta-feira na Unesp de Marília e terá duas sedes: no Brasil e na Espanha.

Até o dia 23 os especialistas de diferentes países e cidades discutem o tema na cidade. E  de 26 a 28 de outubro o encontro acontece na Universidad Carlos III de Madrid.

A abertura terá presença da professora Helen Casarin, coordenadora do evento no Brasil; José Carlos Miguel, diretor da Unidade; Edberto Ferneda, chefe do Departamento de Ciência da Informação da Unesp de Marília; Maria Claudia Cabrini Gracio, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da FFC; e da professora Fátima Gatti, Secretária de Educação do Município.

Em seguida, ocorre a palestra “Bibliotecas, Tecnologias e Educação no século XXI”, com o professor Claudio Kirner, do Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

A exposição versa sobre a necessidade que professores e estudantes têm em ambientes, recursos e metodologias inovadores que permitam a massificação da informação, ao mesmo tempo em que sua utilização seja personalizada.

Nesse sentido, esta a palestra com Kirner procurará mostrar soluções para essa questão, abordando o perfil do novo usuário, as tendências educacionais, as tecnologias interativas aplicadas à Educação e os reflexos da evolução tecnológica e educacional nas bibliotecas.

A iniciativa é organizada em conjunto pelas universidades Carlos III de Madrid (Espanha), a Unesp (Brasil) e pela organização Ayuntamiento de Getafe (Espanha). São esperados bibliotecários, estudantes, educadores e demais pesquisadores, comunidade e profissionais interessados na temática da biblioteca escolar para refletir e compartilhar experiências.

O Cibes Brasil vai contar com palestras, apresentação de trabalhos e oficinas, além da vinda de pesquisadores nacionais e internacionais. Espera-se que o compartilhamento de pesquisas e experiências permita o aperfeiçoamento das práticas no âmbito da biblioteca escolar e fomente a realização de novas pesquisas na área.

Leitura também é tema contemplado: Promoção da competência informacional, que diz respeito ao aperfeiçoamento das habilidades de busca e uso de informações, a mediação da leitura e aprimoramento de instrumentos e procedimentos para organização da informação para a biblioteca escolar são assuntos que também serão alvo de discussões do Cibes. Além disso, as mudanças provocadas pela sociedade da informação, que têm influenciado o papel e as práticas dos agentes envolvidos no processo educacional, em particular de professores e bibliotecários, também será enfocado ao longo da programação.

Serviço
Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares
21 e 23 de outubro
Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp de Marília
Av. Hygino Muzzi Filho, nº 737 – Câmpus Universitário
Site oficial do evento no Brasil:
http://fontes.marilia.unesp.br/eventos/index.php/cibes2015/CIBES2015
Página no Facebook:
www.facebook.com/1cibes