Arte & Lazer

Livro organizado por docente da Unesp de Marília é finalista do Prêmio Jabuti

Livro organizado por docente da Unesp de Marília é finalista do Prêmio Jabuti

A Câmara Brasileira do Livro divulgou no início da noite desta quinta-feira, 22 de outubro, os finalistas das 27 categorias do 57º Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil. Como em 2012, figura na lista uma publicação organizada pela docente da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp de Marília, Profa. Dra. Maria do Rosário Longo Mortatti, que organizou, em conjunto com a pesquisadora Isabel Cristina Alves da Silva Frade, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o livro “História do Ensino de Leitura e Escrita”, publicado pela Editora Unesp em 2014 com o selo Oficina Universitária da FFC.

Selecionado na categoria “Educação e Pedagogia”, o livro reúne textos de pesquisadores nacionais e internacionais, especialistas em história da alfabetização, história da educação e história do livro e da leitura. Ao todo, foram cinco livros finalistas publicados pela Editora Unesp também  nas categorias “Arquitetura, Urbanismo, Artes e Fotografia”, “Ciências Humanas” (duas obras) e “Engenharias, Tecnologias e Informática”.

Os autores de “História do Ensino de Leitura e Escrita” abordam a história do ensino de leitura e escrita, focalizando diferentes espaços e formas de produção e circulação de métodos de ensino e de material didático. Por meio do diálogo entre práticas escolares e práticas culturais, destacam dimensões pedagógicas, editoriais e políticas assim como diferentes sujeitos envolvidos nesses processos históricos.

O livro está disponível para download gratuito no site da Oficina Universitária: http://www.marilia.unesp.br/#!/laboratorio-editorial/catalogo/e-book/

JABUTI 2012

O livro “Alfabetização no Brasil: uma história de sua história”, também organizado por Maria do Rosário Longo Mortatti, foi classificado em primeiro lugar na Categoria Educação do 54º Prêmio Jabuti, em 2012. 

A obra como um todo buscava estudar o ensino e o aprendizado da escrita e da leitura em diferentes textos e contextos, por variadas chaves conceituais, mediante sua inscrição histórica. O livro, ao apresentar um conjunto de pesquisas, oferece uma grade de compreensão daquilo que vem sendo produzido no Brasil nos últimos anos sobre o tema alfabetização. Os diferentes grupos de estudo registrados nos diversos capítulos trazem importantes contribuições.