Marília

Prefeito de Higashihiroshima inicia visita a Marília com agenda cheia

Prefeito de Higashihiroshima inicia visita a Marília com agenda cheia

O prefeito da cidade japonesa de Higashihiroshima, Yoshio Kurata, está em Marília desde a manhã desda segunda para intensa agenda de visitas e homenagens. Ainda pela manhã, a comitiva visitou as instalações da indústria Bel Chocolates, da faculdade Faip, além do Haras ZD, localizado às margens da Rodovia do Contorno.

Kurata, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Higashi, Nomuro Yasmashita e do chefe de gabinete Tumihiko Sobiki, conheceu a linha de produção da empresa, inaugurada há 39 anos, que exporta para mais de 20 países e que atualmente conta com aproximadamente 600 funcionários.

“O Brasil está passando por um período de transformação e estar em contato com pessoas de outras culturas e conhecimentos é sempre muito importante. Estamos abrindo as portas da indústria para um povo de cultura diferente e que reconhece as coisas boas do nosso país. Para nós, para a nossa cidade isso é maravilhoso, pode ser o ponta pé inicial de uma relação muito boa para ambas às partes”, disse a gerente de Marketing e Pesquisa de Desenvolvimento da Bel Chocolates, Eloízi Cristina Dedemo Ferraz.

Na Faip, as autoridades foram recebidas pela diretoria da instituição educacional, que conta com mais de mil alunos. Com a ajuda da intérprete Tamaki Goto, o prefeito Yoshio Kurata agradeceu o carinho da recepção da população mariliense. 

“Esta é a segunda vez que venho a Marília, como prefeito, e estou maravilhado com a transformação e desenvolvimento da cidade irmã. Aprovei todas as visitas, os locais que pude conhecer e o que mais me chamou a atenção foi a preocupação em preparar um futuro melhor para a população em todas as áreas”, destacou o chefe do Executivo de Higashihiroshima.

Entre 14h30 e 16h, o prefeito esteve na Emei Monteiro Lobato, para uma homenagem da rede municipal de ensino. Os dois prefeitos plantaram na área da escola mudas de duas árvores típicas de Marília e Higashi Hiroshima: ipê e cerejeira. Em seguida descerraram uma placa com os dizeres: “O futuro da humanidade depende essencialmente da educação das crianças”.

A agenda no período da tarde foi encerrada com uma visita ao Kai Kan, na rua Lima e Costa, onde acompanhou as atividades da escola japonesa. “Pretendemos uma aproximação com escolas de Higashihiroshima através de correspondencias. Isso possibilitará aos nossos alunos aprimorar o aprendizado da língua aqui, e um maior conhecimento de Marília e do Brasil pelos japoneses”, explicou Flávia Vieira, vice presidente cultural e educacional do Nikkey Clube.

Ainda hoje está prevista presença em espetáculo no teatro do Sagrado, que terá apresentação do espetáculo solo de Eduardo Okamoto, inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, Prêmio Nobel de Literatura em 1994.