Futebol

Palmeiras enfrenta tabu histórico pelo G4

Técnico Marcelo Oliveira, do Palmeiras – César Grecco/Agência Palmeiras
Técnico Marcelo Oliveira, do Palmeiras – César Grecco/Agência Palmeiras

Atualmente na oitava colocação do Campeonato Brasileiro, com 48 pontos, o Palmeiras se afastou da luta por uma vaga no G4, principalmente após a derrota para o Santos na última rodada. Além da matemática, o Palmeiras também precisará rever um quadro histórico; desde que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos, somente em 2005 o time conseguiu uma boa arrancada nas cinco últimas rodadas.

Naquele ano o Palmeiras venceu quatro dos cincos últimos jogos, perdendo apenas para o Internacional (RS) na penúltima rodada por 2 a 1, fora de casa. Os triunfos foram contra o São Paulo, Juventude e Fluminense, em casa, além da Ponte Preta em Campinas, em uma goleada por 6 a 2. Ao final do campeonato, o Palmeiras garantiu a vaga na Copa Libertadores, ficando em quarto lugar, com 70 pontos.

Em 2004, o time também garantiu uma vaga no G4, mas conseguiu somente uma vitória nas cinco rodadas finais, derrotando o Criciúma por 3 a 2 no Palestra Itália na penúltima rodada. O time ainda empatou com Goiás e Fluminense, fora de casa, além de ter sido derrotado por Guarani e Flamengo, dentro de casa. No fim, o Palmeiras ficou em quarto com 79 pontos.

Dois anos mais tarde, em 2006, a equipe não fez uma boa campanha e terminou apenas na 16ª colocação, lutando boa parte do campeonato contra o rebaixamento. O desempenho nas rodadas finais também não foi o melhor, conseguindo apenas duas vitórias (Fortaleza e Botafogo, em casa), um empate (Fluminense, no Maracanã) e duas derrotas (Juventude, fora e Internacional, no Palestra Itália).

No ano seguinte o time fez uma campanha melhor, mas mesmo assim deixou a desejar nas últimas rodadas, vencendo somente o Fluminense por 1 a 0, no Palestra Itália. Nos outros quatro jogos o Palmeiras foi derrotado por Juventude e Atlético Mineiro, em casa, além de São Paulo e Internacional, fora de casa. Apesar de ter chegado na última rodada com chances de conquistar a vaga para a Libertadores, o Palmeiras acabou em sétimo lugar, com 58 pontos.

Em 2008 o Palmeiras chegou com um dos favoritos a conquistar o título brasileiro, principalmente após vencer o Campeonato Paulista daquele ano, mas no final das 38 rodadas o time acabou ficando em quarto lugar, com a vaga para a competição continental, mas sem o título.Nas cinco rodadas finais novamente o time não conseguiu um bom desempenho, conquistando apenas uma vitória, contra o Ipatinga no Palestra Itália, empatou sem gols com o Vitória, na Bahia e perdeu para o Grêmio, em casa, perdendo também para Flamengo e Botafogo no Rio de Janeiro.

Após liderar boa parte do campeonato de 2009, o Palmeiras caiu de rendimento na reta final e além de perder o título, também ficou sem a vaga para a Libertadores. Novamente o time conseguiu apenas um triunfo nas cinco últimas rodadas, sobre o Atlético Mineiro por 3 a 1, em casa. O time ainda empatou por 2 a 2 com o Sport, também no Palestra Itália, e perdeu para Fluminense, Atlético Mineiro e Botafogo, fechando o campeonato em quinto lugar, com 62 pontos.

Em 2010 o Palmeiras fez uma campanha irregular e se concentrou na disputa da Copa Sulamericana, onde foi eliminado na semifinal pelo Goiás. No Campeonato Brasileiro, o time terminou em 10º, com 50 pontos. Novamente o alviverde só conquistou uma vitória na reta final, quando derrotou o Guarani por 1 a 0, em casa. Nas quatro últimas rodadas, o Palmeiras perdeu todos os jogos para Atlético (GO), Atlético Mineiro, Fluminense e Cruzeiro.

Com mais uma campanha instável em 2011, o time voltou a ficar distante dos líderes, terminando em 11º com 50 pontos. O desempenho nas cinco últimas rodadas foi um pouco melhor, vencendo dois jogos (Bahia, fora de casa e São Paulo, em casa), empatando três (Grêmio, Vasco e Corinthians) e não perdeu nenhuma partida.

No ano em que conquistou seu segundo título da Copa do Brasil, o Palmeiras não foi bem no Campeonato Brasileiro e terminou rebaixado para a Série B, na 18ª colocação com apenas 34 pontos. Na reta final, o time não venceu nenhum jogo, empatou dois jogos, com Botafogo e Flamengo, além de perder os outros três confrontos para Fluminense, Atlético (GO) e Santos.

Voltando à elite em 2014, novamente o alviverde não fez boa campanha e só se livrou do rebaixamento na última rodada, após empatar por 1 a 1 contra o Atlético (PR), no Allianz Parque. Nos demais jogos, o time não conquistou nenhuma vitória nas cinco rodadas finais, perdendo quatro confrontos (São Paulo, Sport, Coritiba e Internacional), encerrando o campeonato em 16ª lugar, com 40 pontos.

De volta ao campeonato atual, a primeira chance do Palmeiras reverter esse mau retrospecto nas rodadas finais será nesse domingo (08), quando enfrenta o Vasco às 17h, no Allianz Parque, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.