Agora é oficial. A tocha olímpica vai passar por Marília no dia 28 de junho de 2016, a partir de 10h30. A data e horários foram anunciados em reunião realizada nesta segunda-feira com representantes nacionais da organização dos Jogos Olímpicos de 2016.
Segundo o secretário de Esportes, Gastão Pinheiro Junior, em Marília a tocha será conduzida por 26 pessoas. Os nomes não foram divulgados. “Algumas foram grandes destaques da área esportiva no município e merecidamente serão homenageadas”, afirmou.
O ponto de partida no trajeto da tocha na cidade será na Avenida Rio Branco, esquina com a rua Tupã. Por volta do meio dia, o percurso será encerrado na Praça Maria Izabel, onde haverá uma solenidade especial.
Principal símbolo das Olimpíadas, a Tocha Olímpica, procedente da Grécia, vai percorrer cerca de 500 cidades brasileiras, entre elas Marília, até agosto de 2016, quando chegará ao Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos no Maracanã. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016 e as Paraolimpíadas serão disputadas entre 7 e 18 de setembro.
Feita de alumínio e resina reciclada, a tocha olímpica de 2016 pesa pouco mais de 1 kg e tem 63,5 cm de altura quando fechada, e 69 cm quando expandida. Seu formato triangular é feito para representar os três valores olímpicos – respeito, excelência e amizade – enquanto as seções expandidas que parecem flutuar simbolizam o esforço atlético dos competidores.
“Será uma honra para a nossa cidade fazer parte da história do esporte brasileiro. O Brasil vai sediar pela primeira vez os jogos olímpicos e o revezamento da tocha antecede aos jogos. Vai destacar Marília para o Brasil e o mundo”, disse o prefeito Vinícius Camarinha.
Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, movendo-se por 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até quatro cidades por dia.
O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, aumentar a participação do povo brasileiro em torno dos jogos, contar histórias do Brasil e promover celebrações diárias.