A partir de hoje e até o dia 14 o Espaço Cultural e de Lazer “Ezequiel Bambini” recebe a “Mostra da Cultura Japonesa no interior Paulista e Mostra de Artes Integradas”, com vasta programação sempre às 18h.
A mostra reúne contribuição cultural da imigração japonesa para a cultura brasileira, mais especificamente para a cultura do interior do Estado, e reúne também dem onstrações culturais regionais do Brasil.
O foco principal serão as danças típicas, mas haverá muito material sobre a relação cultural entre os imigrantes japoneses e a comunidades locais em cinco cidades representadas na mostra. Haverá exposições permanentes de Ikebana, origami, orquídeas, mangá e sumie.
Paulo Haruo Hayacibara, responsável Técnico-Artístico do Projeto, diz ter selecionaod grupos e artistas mais representativos da cultura oriental para que o Festival represente os laços culturais entre o caipira e o japonês.
Foram convidados alguns grupos de Marília como Grupo de Dança Infantil Afrofest “Divas Encaracoladas”, Grupo de Capoeira Negro Fujão, Pietra Lincah Escola de Dança, Exposição de Desenho mangá com a técnica óleo sobre tela, da artista plástica Ingrid Vitor, junto com a Oficina de mangá ministrada por Agnes Yuba.
Confira a programação:
– Dia 10, abertura às 18h com Homenagem aos representados na Exposição Negros no Interior Paulista, onde serão homenageados Ana Lopes, Abilio Pires da Silva e Carmesino de Souza, os quais emprestaram fotos antigas, fotos estas que serão expostas numa mostra que leva o mesmo nome, Homenagem ao Sr. Yoshimi Shintako pela Comunidade Nikkey de Marília, Odori e Capoeira Negro Fujão.
– Dia 11 será ministrada a palestra “Racismo em Livros Didáticos de História” ministrada pela Mestra Sueli de Cássia Tosta Fernandes, à partir das 18h.
– Dia 12, Orquestra de Viola Caipira, Coral Canto em Qualquer canto, Joe Hirata, Pâmela Ashiara Yuri, a partir das 18h.
– Dia 13, A voz de Barretos com o violeiro e cantador Guilherme Tenório, Pietra Lincah Escola de Dança e Taiko Hibiki Wadaiko do Nikkey de Marília, à partir das 18h.
– Dia 14, Oficina de mangá, Homenagem aos paraninfos da Mostra, Grupo de Dança Infantil Afrofest “Divas Encaracoladas”, Taiko Muguenkyo de Bauru, Cosplay, Requios Eisá Taiko, de Marília encerando com o cantor Laerte Marques, à partir das 18h.
O evento é realizado pela SE7H Assessoria e Consultoria, por meio do ProAC SP, tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Nikkey Clube de Marília e Parlare MKT Cultural. O Espaço Cultural fica na Avenida Sampaio Vidal, s/n, em frente ao Correios e a entrada é franca.