Marília

Promotor quer perícia em prédios da CDHU em Marília

Promotor quer perícia em prédios da CDHU em Marília

O promotor José Alfredo de Araújo Sant´anna protocolou em Marília ação com pedido de uma perícia técnica nos prédios do conjunto Paulo Lúcio Nogueira, da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) na zona sul de Marília.

O pedido foi motivado pelo destelhamento e diferentes danos sofridos pelos prédios durante vendaval de setembro deste ano, que deixou apartamentos com diferentes prejuízos e riscos de ocupação. Na ação, o promotor pede que o perito informe se houve erro de execução ou planejamento na obra.

“É de se notar que os habitantes do referido conjunto habitacional adquiriram os apartamentos da CDHU na certeza de que a construção foi projetada para suportar temporais que ocorrem frequentemente. Se soubessem que a construção não suportaria os temporais, não teriam adquirido os imóveis, ou não estariam morando no local”, diz o promotor no pedido de perícia.

O vendaval derrubou arvores, placas de publicidade e sinalização e causou grandes estragos em centenas de residências na cidade, especialmente na zona sul e em bairros populares. Na CDU o vento provocou destelhamento, queda de muro, galhos, vidros quebrados e muitos danos pela queda das telhas.

“É necessário saber a forma, o tipo, a instalação do telhado para concluir se o telhado foi devidamente instalado ou houve algum defeito na instalação que tenha sido o motivo do destelhamento pela tempestade. Daí a necessidade de exame da estrutura do telhado por engenheiro civil para constatar a realidade dos fatos”, explica o promotor no pedido.

Na época, moradores do conjunto denunciaram descaso da CDHU, que 24 horas depois do incidente não havia enviado qualquer técnico ou suporte.