Zeca Collares e Júlio Santin, dois violeiros unidos para mostrar um pouco da história da Viola Caipira de forma didática apresentam um show que é verdadeira aula de música neste sábado no campus II da Unesp de Marília, na avenida Vicente Ferreira.
Com numa abordagem musical — instrumental e vocal – os dois retratam a poesia profunda do Brasil-Sertão em melodias com diversas afinações, causos e relatos históricos, contexualizando sempre a cultura popular. Simples, poético, lúdico e sonoro, o espetáculo causa um encantamento no público.
Zeca Collares é músico, compositor, instrumentista e bacharel em Cinema. Possui apurada técnica na viola caipira brasileira e muita sensibilidade, mostrando em suas composições uma fusão entre a música de raiz brasileira, jazz, o barroco e elementos contemporâneos.
Com mais de 15 anos de carreira profissional e sete discos lançados, já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Duofel, MPB4, e Pena Branca e Xavantinho. Tem vários prêmios na bagagem e shows no Brasil e na Europa.
O violeiro Júlio Santin aprendeu a tocar e fabricar seus próprios instrumentos. Atualmente, à frente da Associação Cultural Caipirapuru, colabora na promoção e preservação da música caipira na região da Alta Paulista, organizando ações como o Fórum de Cultura Caipira.
Como músico, já se apresentou ao lado de Gedeão da Viola, Rio Pardo, Fernando Deghi, Levi Ramiro, Índio Cachoeira, entre outros. Em 2006 lançou o CD instrumental de viola caipira “Sentimento Matuto” e agora, “Capim Dourado”.
O evento promovido pela CAC será neste sábado, 14 de novembro, às 20h30, no Auditório Mestre Xidieh, no Câmpus II da Unesp de Marília, na Av. Vicente Ferreira, 1278 (próximo ao Yara Clube), e terá entrada franca.